Escape para o conteúdo principal

Liturgia Diária

Antífona de entrada

Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor; louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (Cf. Dn 3, 58)

Coleta

Ó Deus, que na vossa inefável providência vos dignais enviar os vossos Santos Anjos para nos guardar, concedei que sejamos sempre defendidos pela sua proteção e gozemos eternamente de sua companhia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Ex 23, 20-23)


Leitura do Livro do Êxodo


Assim diz o Senhor: 20 “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21 Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22 Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23 O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 90)


℟. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.


— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. ℟.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te. ℟.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia. ℟.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem. ℟.


Evangelho (Mt 18, 1-5. 10)


℣. O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Glória a vós, Senhor.


Naquela hora, 1 os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Preces

Peçamos ao Senhor que, juntamente com os Anjos, que fazem a sua vontade, nos disponha cada vez melhor a ouvir a sua palavra; e oremos dizendo:

Com os Anjos e os Arcanjos, cantamos a vossa glória.

Senhor, que fizestes dos Anjos mensageiros das vossas maravilhas,
fazei de nós, com a sua ajuda, testemunhas da vossa grandeza diante dos homens.

Altíssimo Senhor, a quem os Anjos proclamam sem cessar: «Santo, Santo, Santo»,
fazei que na Igreja ressoe continuamente o vosso louvor.

Vós que mandastes os Anjos para guardarem os vossos servos em todos os seus caminhos,
dai a todos os que viajam por terra, mar e ar, um feliz regresso aos seus lares.

Vós que enviastes os Anjos a anunciar a paz aos homens,
fazei que eles inspirem sentimentos de paz a todos os governantes e seus povos.

Quando enviardes os Anjos no último dia para convocar os eleitos, de todos os pontos da terra,
fazei que todos os vossos filhos sejam contados entre os eleitos.


Antífona do Ofertório

Immíttet ángelus Dómini in circúitu timéntium eum, et erípiet eos: gustáte et vidéte, quóniam suávis est Dóminus. (Ps. 33, 8. 9)


Vernáculo:
O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Cf. LH: Sl 33, 8. 9)

Sobre as Oferendas

Senhor, acolhei as oferendas que apresentamos em honra dos vossos Santos Anjos; concedei benigno que, por sua constante proteção, sejamos livres dos perigos desta vida e felizes alcancemos as alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Perante os vossos Anjos vou cantar-vos, ó meu Deus! (Cf. Sl 137, 1)

Depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentais com tão grande sacramento em nossa peregrinação para a vida eterna, guiai-nos, por meio dos vossos anjos, no caminho da salvação e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.