Vocações

Para falar dos três elos da Comunidade Servos da Pobreza, é importante destacar a missão da comunidade, que é fazer Jesus conhecido e adorado no Santíssimo Sacramento, levando a transformação a todos os filhos amados de Deus, especialmente os mais pobres e necessitados.

Primeiro Elo (Comunidade de Vida)

O primeiro elo da Comunidade Servos da Pobreza corresponde à comunidade de vida, formada por homens e mulheres que sentiram em seus corações o chamado de Deus para deixar tudo (casa, família, emprego) e se dedicar inteiramente à vida missionária, confiando na Providência Divina.

Buscando viver a radicalidade do evangelho dentro do carisma da Comunidade Servos da Pobreza, eles refletem o amor apaixonado de Jesus por meio de uma vida de oração, busca pela santidade diária e vivência em comunidade fraterna com os irmãos. Ser comunidade de vida é um dom, um chamado específico que Jesus suscita no coração de cada membro. Jovens e adultos solteiros, casados ou celibatários são chamados a ter tudo em comum.

Segundo Elo (Comunidade de Aliança)

O segundo elo corresponde à comunidade de aliança, formada por homens e mulheres que são chamados a viver o carisma da Comunidade Servos da Pobreza no mundo, refletindo o amor apaixonado de Jesus no meio em que estão inseridos. Eles têm suas casas, empregos e salários, mas servem a Deus junto com a comunidade de aliança. Essa é uma vocação específica para o carisma da Comunidade Servos da Pobreza. Eles vivem seus apostolados (missões) e seguem a mesma formação e consagração do primeiro elo, porém, com uma forma de vida diferente.

Terceiro Elo

O terceiro elo corresponde a um grupo de amigos que se unem à família da Comunidade Servos da Pobreza, comprometidos com a missão de fazer Jesus conhecido e adorado no Santíssimo Sacramento por meio do carisma da comunidade. Eles são pertencentes ao carisma da comunidade, mas não seguem um caminho de consagração de vida ao carisma. Podem e devem participar de todas as missões da comunidade.

Vocacional

Neste período, temos uma visão inicial da Comunidade Servos da Pobreza, do chamado do fundador, do carisma, da vida fraterna e da missão. Após ser aprovado, o candidato entrará na vida fraterna em Comunidade de Aliança como aspirante, pelo período de um ano. Caso exista o chamado à consagração de vida, ele pode ser acolhido no final do primeiro semestre e continuará como aspirante até completar um ano. Depois de um ano, ele se tornará pré-discípulo, ou conforme o discernimento do fundador e formador, poderá ficar por mais um ano como aspirante. O aspirantado na Comunidade Servos da Pobreza é uma extensão do vocacional, porém já acolhido na família da comunidade. Desta forma, temos contato direto com todos dentro da vida fraterna e o discernimento do chamado é mais efetivo. Somente no discipulado é que começa o caminho de consagração de vida.

Sentiu no coração o chamado a ser Servos da Pobreza?

Entre em contato conosco:

Telefone/Whatsapp: (49) 3090-0280
Email: contato@servosdapobreza.com