Escape para o conteúdo principal

Liturgia Diária

Antífona de entrada

Se levardes em conta, Senhor, nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão. (Cf. Sl 129, 3-4)

Coleta

Nós vos pedimos, Senhor, que vossa graça nos preceda e acompanhe e nos torne atentos para perseverar na prática do bem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Gl 4, 22-24. 26-27. 31-5, 1)


Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas


Irmãos, 4, 22 está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23 Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24 Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26 Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27 Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31 Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5, 1 É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 112)


℟. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!


— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! ℟.

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus. ℟.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho. ℟.


Evangelho (Lc 11, 29-32)


℣. O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Preces

Ouvi, Senhor, a nossa oração.

Senhor Jesus Cristo, fonte de luz e santidade, iluminai a vossa Igreja,
para que anuncie a todos os povos o grande mistério de piedade manifestado na vossa Encarnação.

Guardai os sacerdotes e todos os ministros da Igreja,
para que, pregando aos outros, sejam também eles fiéis no vosso serviço.

Vós que, pelo vosso Sangue, trouxestes a paz ao mundo,
afastai o pecado da discórdia e o flagelo da guerra.

Dai a abundância da vossa graça aos que vivem em matrimónio,
para que manifestem mais perfeitamente o mistério da vossa Igreja.

Concedei a todos os fiéis defuntos o perdão dos seus pecados,
a fim de que, pela vossa misericórdia, vivam na felicidade dos Santos.

Pai Nosso

Oração

Ficai connosco, Senhor Jesus, porque vem caindo a noite: sede nosso companheiro de viagem, confortai os nossos corações e fortalecei a nossa esperança, para que, juntamente com os nossos irmãos, Vos reconheçamos na palavra da Escritura e na fracção do Pão. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

V. O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna.
R. Amen.

- Menu -


Antífona do Ofertório

Recordáre mei, Dómine, omni potentátui dóminans: da sermónem rectum in os meum, ut pláceant verba mea in conspéctu príncipis. (Esth. 14, 12. 13)


Vernáculo:
Lembrai-vos de mim, Senhor, vós que estais acima de todo o poder. E dai à minha boca uma palavra justa para que agrade na presença do príncipe. (Cf. MRQ: Est. 14, 12. 13)

Sobre as Oferendas

Acolhei, Senhor, as preces dos fiéis com a oblação do sacrifício, para que possamos, por este serviço da nossa piedosa devoção, alcançar a glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Os ricos empobrecem e passam fome, mas nada falta aos que procuram o Senhor. (Cf. Sl 33, 11)

Ou:


Quando o Senhor se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos tal como ele é. (Cf. 1Jo 3, 2)

Depois da Comunhão

Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente: assim como nos alimentais com o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, fazei-nos participar da natureza divina. Por Cristo, nosso Senhor.