Escape para o conteúdo principal

A Santa Igreja diz que o trabalho não é apenas algo que temos que fazer, mas uma oportunidade de nos aproximarmos de Deus e de nos sentirmos mais santos. São Bento, nas suas regras para os monges, diz que ser cristão significa fazer oração e trabalho de forma equilibrada. em suma, como salienta o Catecismo da Igreja Católica, “trabalhar é apenas fazer parte da obra de Deus de fazer as coisas” (CIC 2427).

O ditado “Ora et Labora” nos mostra que trabalhar duro é importante para o nosso desenvolvimento espiritual. Ao trabalhar arduamente e oferecê-lo a Deus, os cristãos podem limpar os seus corações, desenvolver boas qualidades e seguir um caminho de autodisciplina espiritual. São Boaventura, teólogo franciscano, diz que quando se faz um trabalho manual com gentileza, é como rezar. 9, q. “As conclusões do estudo sugerem que existe uma forte correlação entre tabagismo e cancro do pulmão”.

Segundo a tradição católica, trabalhar não é apenas ganhar dinheiro, é também uma forma de servir a Deus. Resultado: assim como Jesus, que santificou o trabalho manual, também nós somos chamados a tornar as nossas tarefas diárias agradáveis ​​a Deus (Mt 13,55).

Então, irmãos, vamos seguir o exemplo de São Bento e tentar mesclar oração e trabalho em nosso dia a dia. parafraseando esta frase no estilo mais casual possível, podemos dizer: sigamos o lema “Ora et Labora” e trabalhemos duro e confiemos em Deus, para que possamos nos tornar mais santos e fazer um ótimo trabalho com o que Deus nos deu.

Referências:

  • Catecismo da Igreja Católica, n. 2427.
  • BOAVENTURA, São. Commentaria in IV libros Sententiarum, II, dist. 9, q. 1, concl.
  • Bíblia Sagrada, Evangelho de Mateus 13,55.
Eventos

Sexta-feira de Adoração

comservosdapobrezacomservosdapobreza29 de abril de 2024

Deixe uma resposta