Antífona de entrada
Salve, santa Mãe, vós destes à luz o Rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.
Coleta
Ao celebrarmos a gloriosa memória da Santíssima Virgem Maria, nós vos pedimos, Senhor, que, por sua intercessão, também nós mereçamos receber a plenitude da vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — Zc 2, 14-17
Leitura da Profecia de Zacarias
14 “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15 Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Lc 1, 46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R. 49 ou:)
℟. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
Ou:
℟. Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!
— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, ℟.
— pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome. ℟.
— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. ℟.
— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. ℟.
— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. ℟.
Evangelho — Mt 12, 46-50
℣. O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
✠
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Preces
Deus Pai todo-poderoso quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse honrada por todas as gerações. Proclamemos a sua grandeza e peçamos humildemente:
Interceda por nós a cheia de graça.
Ou
Por intercessão de Maria, cheia de graça, ouvi-nos, Senhor.
Deus, Autor de tantas maravilhas, que elevastes ao Céu a Imaculada Virgem Maria, para a tornar participante, em corpo e alma, da glória de Cristo,
—
orientai para a mesma glória o coração dos vossos filhos.
Vós que nos destes Maria por Mãe, concedei, pela sua intercessão, remédio aos enfermos, consolação aos tristes, perdão aos pecadores,
—
e a todos dai saúde e paz.
Vós que fizestes de Maria a cheia de graça,
—
concedei a abundância da vossa graça a todos os homens.
Fazei, Senhor, que a vossa Igreja seja, na caridade, um só coração e uma só alma,
—
e que todos os fiéis perseverem unânimes na oração com Maria, Mãe de Jesus.
Vós que coroastes Maria como Rainha do Céu,
—
fazei que os defuntos alcancem com todos os Santos a alegria do vosso reino.
Antífona do Ofertório
Afferéntur regi vírgines post eam: próximae eius afferéntur tibi. (Ps. 44, 15)
Vernáculo:
Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo. (Cf. LH: Sl 44, 15)
Sobre as Oferendas
Acolhei, Senhor, as orações do vosso povo com a oblação deste sacrifício, para que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, todos sejam atendidos em suas preces e confirmados em suas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ou:
Senhor, socorra-nos a humanidade do vosso Unigênito que, ao nascer da Virgem, não diminuiu, mas consagrou a integridade da Mãe. Fazei que ele, apagando os nossos pecados, vos torne aceitável a nossa oferenda. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Feliz o ventre da Virgem Maria que trouxe o Filho do Pai eterno. (Cf. Lc 11, 27)
Depois da Comunhão
Senhor, ao receber os sacramentos celestes, pedimos vossa clemência para que, alegrando-nos com a comemoração da Bem-aventurada Virgem Maria, imitemos as suas virtudes e colaboremos generosamente no mistério da nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.