Santo do Dia

29/01/2023

São Constâncio, bispo de Perúgia


Origens
São Constâncio é o primeiro bispo de Perúgia. Era um jovem cristão, notável pelo espírito de mortificação e generosidade que tinha para com os pobres e necessitados. Aos 30 anos, foi chamado a governar a Igreja de Perúgia, Itália e cumpriu todas as suas obrigações episcopais como um pastor zeloso para seu povo.

Perseguição de Marco Aurélio
Enfrentou, por muito tempo, a perseguição de Marco Aurélio, imperador romano. Durante as perseguições, foi preso algumas vezes. Foi preso, pela primeira vez, após ter se recusado a adorar os ídolos. Preso em termas aquecidas a temperaturas altíssimas, Constâncio saiu ileso do martírio. Ao ser preso, acabou por converter os guardas, e foi liberto.

São Constâncio: condenado por Marco Aurélio

Páscoa
Sob uma nova acusação, o imperador mandou chamá-lo novamente. Foi condenado a caminhar sobre o carvão em brasa, mas nenhum suplício foi capaz de fazê-lo renegar a sua fé. Miraculosamente, foi liberto, mas, quando preso pela terceira vez, no ano 178, acabou sendo decapitado. A primeira catedral da cidade de Perúgia foi construída no lugar de sua sepultura.

Minha oração

“Por vezes forçado ao martírio, mas milagrosamente foste sinal da força divina. Usado por Deus para promover a fé e testemunhar a ação do Senhor, que nós também possamos nos abrir aos dons de Deus. Amém.”

São Constâncio, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 29 de janeiro 

  • Em Edessa, no Osroene, na atual Turquia, os santos Sarbélio, presbítero, e Bebaia, sua irmã. († c. 250)
  • Em Roma, junto à Via Nomentana, no cemitério Maior, os santos mártires Papias e Amaro, que eram soldados. († c. s. III)
  •  Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, os santos Juventino e Maximino, mártires, que receberam a coroa do martírio no tempo do imperador Juliano Apóstata. († 363)
  • Em Tréveris, na Gália Bélgica, atualmente na Alemanha, São Valério, bispo, o segundo a ocupar esta sede episcopal. († s. III f.)
  • Perto de Antioquia, na Síria, atualmente na Turquia, Santo Afraates, anacoreta, nascido e educado na Pérsia, que, seguindo os passos dos magos, em Belém se converteu ao Senhor. († c. 378)
  • Na Bretanha Menor, atualmente na França, São Gildas o Sábio, abade. († 570)
  • Em Bourges, na Aquitânia, na atual França, São Sulpício Severo, bispo e senador das Gálias. († 591)
  •  Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata Vilana de Bóttis, mãe de família, que, abandonando a vida mundana, tomou o hábito das Irmãs da Penitência de São Domingos. († 1361)
  • Em Miejsce Piestowe, na Polónia, o Beato Bronislau Markiewicz, presbítero da Sociedade Salesiana, fundador das duas congregações de São Miguel Arcanjo. († 1912)
  • Em Bialystok, cidade da Polónia, a Beata Boleslava Maria Lament, virgem, que, num difícil período de instabilidade política, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família. († 1946)

Fonte:

  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
  • Martirológio Romano
  • Vaticannews.va

– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

Bem-vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Adicionar nova Playlist