Santo do Dia

23/01/2023

Santo Ildefonso, o bispo dedicado à Virgem Maria


Origens
Santo Ildefonso nasceu em 8 de dezembro do ano 606, em Toledo. Recebeu de Santo Isidoro o auxílio em seus estudos e aprendeu a desprezar o espírito do mundo. Pertencente a uma família de sangue real, ficou órfão e, empregando todos os bens que possuía, fez de tudo para a construção de um mosteiro para religiosos. Um homem de discernimento, mas isso não quer dizer sem medo, sem dificuldades.

Eleito pelo Povo
O bispo de Toledo, Heládio, elevou Ildefonso ao diaconato e, após a morte de Adeodato, abade de Agália, foi escolhido para sucedê-lo. Como abade, assistiu aos concílios de Toledo de 653 e 655. No ano 657, o bispo de sua localidade havia falecido e o povo o elegeu para o cargo. Ele se escondeu num convento, mas foi descoberto e aceitou este grande serviço para o povo de Deus.

Devoto da Santíssima Virgem
Com um coração aberto para as vontades de Deus, foi um grande instrumento de Deus e devoto da Santíssima Virgem. Ele propagou a Festa da Expectação de Nossa Senhora, em 18 de dezembro – Nossa Senhora do Ó, como ficou conhecida. 

Santo Ildefonso: recebeu a graça da aparição da Virgem Maria

O Capelão da Virgem Maria
Fruto desse amor, ele recebeu a graça de uma aparição da Virgem Maria, chamando-o de “meu capelão” e presenteando-o com uma casula do céu. Assim diz o seu testemunho. Em memória desse fato, uma festa com o título de “Descida da Santíssima Virgem a aparição de Santo Ildefonso” foi estabelecida para o dia 21 de janeiro, pelo 10º concílio de Toledo, em 656.

Páscoa
Um homem revestido de humildade, de vida, de oração na vida sacramental, por isso, foi um grande pastor para o seu povo. Santo Ildefonso morreu em 23 de janeiro de 667. 

Relíquias
Seu corpo foi sepultado na igreja de Santa Leocádia, mas precisou ser transferido para Zamora, Espanha, onde foi venerado até 888. Em 1440, seus restos mortais foram retirados das ruínas e novamente foram expostos à veneração dos fiéis.

Minha oração

“Por teu grande amor e zelo a Maria, pedimos a mesma devoção, a mesma clareza de fé, os mesmo sentimentos de amor para com a mãe de Deus. Que possamos propagar essa devoção e ensinar esse caminho seguro aos necessitados. Amém.”

Santo Ildefonso, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 23 de janeiro

  • Em Cesareia da Mauritânia, hoje Cherchell, na Argélia, os santos mártires Severiano e Áquila, cônjuges, que morreram queimados no fogo. († s. III)
  • Em Roma, no cemitério Maior, junto à Via Nomentana, Santa Emerenciana, mártir. († c. s. IV)
  • Em Ancara, cidade da Galácia, na atual Turquia, os santos Clemente, bispo, e Agatângelo, mártires. († s. IV)
  • Em Teano, na Campânia, região da Itália, a comemoração de Santo Amásio, bispo. († c. 356)
  • Em Dampierre, no território de Besançon, na Borgonha, atualmente na França, São Mainbodo, natural da Irlanda. († c. s. VIII)
  • Em Seul, na Coreia, Santo André Chong (Tyong) Hwa-gyong, catequista e mártir.(† 1840)

Fonte:

  • Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
  • Martirológio Romano

– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

Bem-vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Adicionar nova Playlist