Amados irmãos e irmãs, meditemos hoje sobre a passagem de João 20,11-18, na qual Maria Madalena, a fiel discípula de Cristo, encontra o Senhor ressuscitado e se torna a primeira testemunha da Ressurreição.
Maria Madalena, chorando junto ao sepulcro vazio, representa a humanidade que busca a verdade na escuridão. Ao ouvir seu nome, ela reconhece o Mestre e imediatamente se torna mensageira da esperança. Como São Bernardo de Claraval afirmou, “A medida do amor é amar sem medida”. Maria Madalena, tendo sido tocada pelo amor incondicional de Jesus, se torna uma testemunha ardorosa desse amor.
As mulheres, em sua dedicação e devoção, desempenham um papel fundamental na história da salvação, desde a Virgem Maria, a Mãe de Deus, até as mulheres que acompanharam Jesus e os apóstolos em sua missão. Elas foram as últimas a deixar a cruz e as primeiras a testemunhar a Ressurreição. São elas que anunciam a boa nova, como está escrito em Lucas 24,10: “Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. As outras mulheres que estavam com elas também contaram essas coisas aos apóstolos.”
Na figura de Maria Madalena, percebemos a importância das mulheres na Igreja e no mundo como testemunhas do amor e da misericórdia de Deus. Suas vozes, tantas vezes silenciadas, são essenciais para transmitir a mensagem do Cristo ressuscitado. Como São Francisco de Sales afirmou: “Não há nada mais forte do que a doçura e nada mais suave do que a força”.
Aprofundemos, então, nosso encontro com o amor de Cristo ressuscitado, permitindo que Ele toque nossos corações, assim como tocou o de Maria Madalena. Que, como ela, possamos ser instrumentos do amor divino e testemunhas da esperança que nasce da Ressurreição.
Oremos juntos:
Ó Deus de amor e misericórdia, que iluminaste a vida de Maria Madalena e a tornaste testemunha da Ressurreição, inflamai em nossos corações a chama de Teu amor. Concedei-nos a graça de sermos testemunhas da esperança que brota da vitória sobre a morte, para que, como Maria Madalena, possamos anunciar a boa nova do Teu Reino. Por intercessão da Virgem Maria, Por intercessão da Virgem Maria, Mãe do amor e da misericórdia, que aprendamos a amar sem medida, e a sermos instrumentos de Tua paz e compaixão no mundo.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.