Caríssimos irmãos e irmãs, neste dia somos convidados a refletir sobre a passagem do Evangelho segundo João que nos mostra a pesca milagrosa dos discípulos de Jesus. Aqueles que, cansados e frustrados por não terem conseguido pescar nada durante a noite, decidem seguir as ordens do Mestre e lançar as redes em outra direção.
Assim como os discípulos, muitas vezes também nos sentimos frustrados e cansados em nossas vidas, buscando incessantemente algo que nos preencha. Mas, se nos voltarmos para Jesus e seguirmos as suas ordens, podemos ter a certeza de que encontraremos o que procuramos.
Jesus é o nosso guia, o nosso farol na escuridão, o nosso amigo fiel que nos acompanha em todos os momentos da vida. Mas, para que Ele possa agir em nossa vida, é preciso que O coloquemos no centro de tudo.
Assim como os pescadores que seguiram as ordens de Jesus e encontraram uma pesca abundante, também nós devemos seguir as Suas ordens e nos entregarmos completamente a Ele. Somente assim poderemos experimentar a verdadeira paz e alegria que só podem ser encontradas em Deus.
São Francisco de Assis nos ensina que “é dando que se recebe”, e que é no serviço aos outros que encontramos a verdadeira felicidade. Que possamos, portanto, nos entregar completamente a Jesus, colocando-O no centro de nossa vida e seguindo as Suas ordens com coragem e determinação.
Que o Espírito Santo nos ilumine e nos ajude a compreender a grandeza do amor de Jesus por cada um de nós. Que possamos ser verdadeiros discípulos do Senhor, lançando as nossas redes na direção que Ele nos ordenar, e experimentando a plenitude da vida em Deus.
Oração
Ó Senhor, que nossos corações se voltem para Ti em busca da verdadeira paz e alegria. Ajuda-nos a colocar Jesus no centro de nossas vidas e a seguir as Suas ordens com coragem e determinação. Que possamos experimentar a plenitude da vida em Deus, lançando as nossas redes na direção que Ele nos ordenar. Amém.
Amém.