“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito (Dt 6,5).” É um versículo realmente muito belo e com grande responsabilidade para nós cristãos. Mas de que forma realmente provamos o nosso amor a Deus?
Estamos vivendo em tempos difíceis, basicamente já não existe mais noção do que é certo ou errado em nossa sociedade, cada cidadão se julga livre para fazer o que realmente quer sem pensar nas consequências futuras. Ouvimos nos jornais todo tipo de escândalo possível, desde roubos até assassinatos e assim percebemos que o amor está cada vez mais escasso nos corações das pessoas.
Em tempos como esse é difícil definir a palavra amor, pois fomos criados em um âmbito social que distorce totalmente a definição desse sentimento. A ideologia mundana nos ensina que devemos nos amar acima de tudo, pois o nosso bem estar deve ser prioridade em nossa vida, ou seja o mundo quer nos educar a acreditar que ser egoísta é algo bom e natural.
Dessa forma aqueles que conseguem libertar-se da cegueira mundana, seguindo a Cristo, começam a entender o porque que devemos renunciar o mundo, pois seus ensinamentos são totalmente contrários aos que Jesus ensina. Cristo nos diz para amarmos primeiramente a Deus e depois aos nossos semelhantes, vejam que o amor a si mesmo deve ser em ultimo lugar e ainda fortemente controlado.
Pois bem chego agora ao ponto principal. Quando decidimos renunciar ao mundo e seguir a Cristo, começamos a acreditar que amamos a Deus sem reservas, que somos detentores de um amor puro e verdadeiro. Mas pergunto, o que fazemos para provar se nosso amor por Cristo é realmente verdadeiro?
Logicamente apenas dizer que ama, não significa que realmente existe amor, esse sentimento tem de ser provado com atitudes e ações que mostrem que realmente existe amor ao outro. E assim acontece em nossa relação com Cristo, apenas dizer que o ama não resolve, temos de mostrar com nossas obras o tamanho do nosso amor.
Jesus não precisava, mas provou o seu amor morrendo de uma forme humilhante na cruz, tudo porque queria nos salvar, libertar-nos dos nossos pecados. E para isso não mediu seus esforços, entregou-se por inteiro para ver-nos livres.
Fazendo isso Jesus nos prova que o amor não se resume a palavras, são as ações que realizamos em nossa vida, tanto física como espiritual, que define o tamanho do nosso amor. Por exemplo quando renunciamos a nossa vontade, por saber que ela desagradara nosso senhor, estamos dando sinal de um amor verdadeiro por Ele.
A maior prova que podemos dar do nosso amor para com Cristo é odiar o pecado, lutar com todas as forças para elimina-lo de nossa vida, pois Deus nos ama, mas detesta os nossos erros.