Não há muitos relatos sobre quem foi São Mateus, tudo o que se sabe sobre sua vida é o que está escrito nos Evangelhos, porém mesmo ainda desconhecida em sua totalidade, sua história já é de grande utilidade para seguirmos de exemplo em nossa vida física e espiritual.
Mateus antes de conhecer Jesus era um cobrador de impostos de má reputação, ou seja, sua vida era o oposto dos ensinamentos pregados por Cristo, pois além de trabalhar em um emprego, onde condenava as pessoas a terem uma vida indigna, sem o básico para a sobrevivência, também desviava o dinheiro recolhido para uso próprio, com objetivo de aumentar as suas poses.
Desse modo sua vida espiritual era uma ruína, provavelmente nunca tenha participado de uma obra de caridade ou exercido um cargo que favorece aos pobres e enfermos, talvez até tivesse o conhecimento de quem era Deus, pois para estar empregado como cobrador do Império Romano devia ter um grau elevado de inteligência, mas em sua arrogância nunca tivera um contato real com Ele, antes de ser um Discípulo de Cristo.
Então ao ser chamado por Jesus para uma vida nova, a probabilidade dele recusar era muito grande, pois não havia em seu coração um real desejo pela mudança, mas contrariando todas as expectativas ele abandona o seu emprego, se despoja de sua vida antiga e começa a trilhar um novo e melhorado caminho, o mesmo a qual Jesus o chamara, o da santidade.
E assim São Mateus é constituído Apóstolo e Evangelista, e como um seguidor fiel de Jesus luta pela conversão dos pecadores. O que chama atenção em sua conversão é que mesmo tendo atuado praticamente toda a sua vida trabalhando com contabilidade, não era ele o responsável por guardar o dinheiro dos Discípulos, sendo Judas Iscariotes o escolhido para essa função.
Um exemplo para nós!
Como pudemos perceber, antes de ser chamado por Jesus, Mateus tinha uma vida tranquila, aos olhares mundanos, pois estava empregado em uma posição desejável pelo povo, onde, embora de uma forma desleal, conseguira adquirir muitas posses, enfim materialmente falando, Mateus estava tranquilo, não havia do que se queixar. Mas como estava o seu lado espiritual?
Como citei antes provavelmente Mateus tivera uma vida desregrada e as consequências que isso trouxe para o seu espiritual foram no mínimo desastrosas. Não somente espirituais, mas sociais também, pois as atitudes que ele exercia dentro do seu serviço, era conhecido por muitos e isso de fato gerou muitas inimizades quanto a sua pessoa.
Dessa forma quando aceitou o convite feito por Jesus, ele abandona a vida de erros e busca um recomeço, mesmo sabendo que seria julgado por suas ações passadas. Tanto que não foi confiado a ele, a parte financeira dos Discípulos, talvez tenha recusado por saber que ali estava a sua fraqueza, onde de algum modo o faria desejar a vida antiga, ou apenas para evitar os falsos julgamentos que se levantaria quanto a sua pessoa.
Esse é o exemplo que a vida de São Mateus nos ensina, primeiramente que seguir a Cristo é abandonar as atitudes antigas, aquelas que antes fazíamos com tanto deleite, mas que agora não condizem mais com uma vida Cristã. E também a de lutar contra as nossas fraquezas, resistir às inclinações que a nossa carne tem por aquilo que é errado, fugir daquilo que nos leva a desejar o passado e principalmente a abandonar as comodidades que o mundo oferecer para seguir a verdadeira felicidade que é Nosso Senhor Jesus Cristo.