São João Paulo II logo em seu primeiro dia como Papa, usou de uma frase que marcaria todo o seu pontificado. “Não tenhais medo”
Perguntado sobre o que levou a dizer essa frase ele responde que foi guiado pelo Espírito Santo, pois não tinha intenção de pronuncia-la, apenas emitiu o que havia vindo em seu coração.
Após um tempo o Santo revela que refletiu muito sobre essa frase e chegou a essa conclusão:
“A exortação ‘Não tenhais medo!’ deve ser interpretada como tendo um significado muito amplo. Em certo sentido, foi uma exortação dirigida a todas as pessoas, uma exortação para vencer o medo na situação atual do mundo … Por que não devemos ter medo? Porque o homem foi redimido por Deus. Ao pronunciar essas palavras na Praça de São Pedro, eu já sabia que minha primeira encíclica e todo meu papado estariam vinculados à verdade da Redenção. Na Redenção encontramos a base mais profunda para as palavras ‘Não tenhais medo’: ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito’”.
Usufruindo desta citação para os dias atuais
Podemos aderir essa citação para os dias atuais, pois vivemos em um tempo de temor. Essa pandemia do Covid 19 veio nos mostrar a nossa vulnerabilidade diante de uma situação de risco. Nada podemos fazer a não ser esperar por alguma solução, ficamos retraídos e assustados submersos em pensamentos assombrosos até que surja algo ou alguém que traga alguma esperança de uma conclusão dessa via tenebrosa em que estamos.
E São João Paulo II com essa citação bíblica mostra-nos o caminho para vencer os nossos medos, que é a confiança em Deus. No momento que a nossa esperança estiver centrada em Jesus nenhuma tribulação poderá inquietar o nosso coração, pois a nossa vontade está ligada a vontade de Deus. Passamos a aceitar o desfecho de tudo que acontece em nossa vida como um sinal do seu amor, pois nada do que nos acontece vem para o nosso mal, mas ao contrário, vem para nos aproximar do nosso objetivo maior que é alcançar a santidade.
Nesse tempo de pandemia que estamos vivenciando, consegui perceber o quanto necessitamos de palavras que confortem o nosso coração em meio a tantas situações contrárias que ocorrem em nossa vida, pois de outra forma iriamos a loucura. Então, creio eu que nessa frase está um grande consolo vindo de Deus, pois ele nos passa a certeza que está conosco e jamais nos abandonará.