Se desejas alcançar a santidade, deves ter como prioridade em sua vida a renúncia de si mesmo e o apego a Vontade Divina.
Madre Inês de Jesus fala em um de seus escritos que a santidade é algo relativamente fácil. E para explicar essa afirmação ela compara a nossa alma à uma tela em branco, dizendo que se deixarmos Deus ser o pintor, certamente a obra realizada será perfeita e consequentemente seremos santos.
Ao analisarmos essa citação percebemos que realmente a santificação é algo simples, pois somente é necessário permitir que Deus se manifeste em nossa vida sem que haja interferências da nossa vontade, porém ao tentar colocar isso em prática, percebe-se que é quase impossível calar o nosso querer, renunciar os nossos desejos. Isso acontece porque nosso coração é propenso a buscar os prazeres terrenos e se não educarmos ele com frequência usando de penitências e mortificações para corrigir essas inclinações, não conseguiremos deixar de endeusar o nosso eu e desse modo Deus não realizará em nós a sua obra.
A santidade é uma graça de Deus, somente chega a ela as pessoas que o próprio Senhor escolheu. Mas não desanime, pois no Evangelho de Mateus no capítulo 7, Jesus nos adverte desta forma “Pedi e recebereis, buscai e achareis”, logo está nos dando a esperança dessa dádiva, pois se lutarmos com todas as nossas forças para vencer os nossos desejos e buscar a fuga do pecado tendo uma intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo, podemos pedir com fé a graça da santidade e certamente ele nos dará.
Além da renúncia de si mesmo e da luta para vencer o pecado, precisa-se também ter uma confiança total na Vontade Divina. Santo Agostinho nos fala “Quando fazemos a vontade de Deus, faz-se a vontade de Deus em nós” sendo assim para cumprimos o que Deus nos reservou, precisamos ter como base em nossa espiritualidade, o desejo ardente de cumprir a vontade Dele, aceitando tudo o que ele nos oferecer.
Todos os Santos chegaram ao céu sendo fiéis ao que Deus queria deles, souberam renunciar o que desagradava ao Senhor e aceitaram todos os sofrimentos que chegaram até eles, por isso se realmente desejas a santidade comece a lutar por ela, não desista, pois certamente haverá batalhas tanto físicas como espirituais que lhe deixaram com o coração ferido, mas tenha certeza que aquele que sofre por amor a Jesus, terá como recompensa o céu.