Como é sabido a Quaresma é um tempo de silêncio, penitência, jejum e oração. Essa forma de proceder, normalmente aprendemos em nossa infância na catequese ou com os nossos pais. Entretanto a pergunta que fica remoendo na cabeça de nós cristãos é como viver esse tempo de uma forma produtiva e não mais costumeira.
Pois bem, creio que para termos um tempo de quaresma, onde realmente haja conversão em nosso coração, precisamos primeiramente estar cientes que haverá tentações constantes em nossa vida, por isso se não houver perseverança em nossa oração e renúncia, não conseguiremos obter a mudança que desejamos nesse tempo, pois através de nossas forças não somos capazes de resistir as artimanhas do demônio e por isso cairemos nos mesmos erros que estamos já habituados a cair.
Dessa forma nos é necessário ser valentes e enfrentar os nossos desejos, pois são através deles que constantemente o inimigo usa para nos derrubar. Também nos é devido saber que as tentações lançadas pelo demônio não são para enfrentarmos, mas para fugirmos, pois ele é muito mais esperto que nós, contudo se não dermos ouvidos para ele, nada poderá fazer, entretanto a única forma de calarmos a tentação é estar com o coração firme em Deus.
E assim entra a importância da penitência e da mortificação, pois elas nos ajudam as firmar os laços do nosso coração com Nosso Senhor Jesus Cristo, pois no momento que rejeitamos o que nos da prazer e assumimos a nossa cruz, começamos a percorrer o mesmo caminho trilhado por Jesus no Calvário, que é o do Santo Sofrimento.
A melhor penitência que podemos usar para frear as nossas más inclinações para o pecado é a renúncia da nossa vontade. Cito um exemplo para melhor compreensão: Um dos pecados mais difíceis de combater e que é de extrema importância a sua extinção em nosso ser, é o pecado da gula. Dessa forma para enfrentá-lo podemos usar uma simples penitência de recusar o alimento que a agrada o nosso paladar e se alimentar somente daquilo que em outra ocasião não comeríamos.
Perceba que é algo bem simples de ser feito e que possivelmente ajudará muito na libertação da gula, entretanto não será algo fácil, pois estará lutando contra você mesmo, por isso vai lhe exigir muito esforço e principalmente oração, logo que por nossas forças nada podemos.
Outro fator que pode nos ajudar a realizar uma quaresma produtiva, é o recolhimento e o silêncio. Busque nesses quarenta dias recolher-se não somente exteriormente, mas interiormente também e nessa solidão usufruir do silêncio para meditar sobre a sua vida e encontrar tudo aquilo que precisa ser mudado referente a sua intimidade com Cristo. Quais são as atitudes que são contrárias a Santa Doutrina que tens usado constantemente em sua vida e ao descobri-las buscar essa mudança, logo que a quaresma é um tempo propício a essa reconciliação com Deus.