De fato não poderíamos receber Jesus na Santa Comunhão, com a dignidade que é necessário para esse momento, pois nossas imperfeições nos impedem de ter essa graça. Dessa maneira devemos ao menos aspirar por ter a união perfeita com Cristo. E como fazemos isso? Nos preparando para a Comunhão.
A preparação deve-se começar antes de ir a Santa Missa. Se optar pela Celebração da manhã, inicie já a noite do dia anterior, um momento de recolhimento, buscando eliminar todas as inquietações que possam atrapalhar a sua intimidade com o Senhor. Se possível deite-se mais cedo do que o normal, para chegar descansado a Santa Missa para que assim o sono não venha lhe roubar a atenção.
Ao amanhecer levante-se com alegria, tendo a certeza que irá receber o esposo da sua alma, busque não se alimentar com a refeição matinal e vá a um confessionário, para eliminar todas as culpas que lhe pesa a consciência. Feito isso, participe silenciosamente na Santa Missa, prestando atenção em cada detalhe da Paixão de Nosso Senhor, desejando ansiosamente em fazer parte do Banquete.
Quando chegar o momento de receber o Corpo e Sangue de Cristo, vai de uma forma silenciosa e com todo o cuidado e respeito, comungue-o, reconhecendo a sua miséria e a grandeza de Nosso Senhor, que se faz pequeno por amor a vós.
Após a comunhão, contempla a Deus que está dentro de si, adore-o, ame-o, converse com ele, exponha o que há de mais íntimo em tua alma, enfim acolha-o do modo mais belo e sincero que conseguires, mas não deixe-o esquecido dentro de si.
Busque a comunhão frequentemente, pois assim estará purificando as suas imperfeições, consolando as suas aflições apoiando-se em suas fraquezas, não busque-a por interesses, mas por amor. E se ainda não consegue amar verdadeiramente a Cristo, comungue-o para aprender a amá-lo, mas não deixe de participar do Banquete do Cordeiro Imolado, exceto se estiveres afastado da Graça em estado de pecado mortal, pois desse modo estará comungando a própria condenação.