Todos os trabalhos que desenvolveremos em nossa vida, nos será necessário dedicação e perseverança para atingir a resolução esperada, pois de outra forma estagnaremos no comodismo e não alcançaremos o sucesso almejado. Assim também acontece em nossa vida espiritual, pois se não houver persistência em nossa luta pela santidade, dificilmente desfrutaremos das Glórias do Paraíso.
Pois bem, de que forma devemos agir para não ficarmos preso nas cadeias do comodismo?
Primeiramente devemos ter em mente o que realmente desejamos, ou seja, ter um foco, um único objetivo pelo qual lutaremos. Nesse ponto nós cristãos precisamos estar cientes que a nossa finalidade deve ser a busca pelo céu e nada mais, pois Deus nos quer Santos e nós como seus filhos devemos realizar essa aspiração.
Tendo consciência desse ponto podemos avançar em nossa meditação. Se o nosso objetivo é a Santidade, temos de analisar o que temos feito para alcança-lo, pois se nossas atitudes são contrarias ao desenvolvimento desta finalidade, possivelmente nunca conseguiremos completar a meta esperada.
Desta forma devemos analisar todas as ações que estamos realizando e compará-las com a doutrina ensinada por Jesus, pois logicamente Ele é o o modelo que devemos imitar e assim comparando-nos ao Senhor possivelmente encontraremos vários pontos em nossa vida que precisam ser mudados.
Logicamente assemelhar-se a Jesus não é uma tarefa fácil, pois os nossos desejos estarão sempre propensos a coisas más, desta forma necessitamos de um auxilio, de alguém que compreenda a nossa fraqueza e tenha-nos um amor verdadeiro e paciente para nos ajudar. E quem seria esse? Obviamente o próprio Senhor. Ninguém aqui na terra conhece-nos inteiramente e perfeitamente quanto Jesus, dessa maneira o único que pode nos conceder essa ajuda é Ele mesmo.
O que não podemos de maneira alguma acreditar é em uma mudança comportamental radical sem nenhum esforço nosso. Deus nos quer Santos e certamente nos ajudará, isso é irrefutável, porém somente alcançaremos a santidade se lutarmos por ela, por isso devemos buscá-la incansavelmente sem medir esforços, pois dessa forma com o auxilio Divino chegaremos ao céu.
E aqui entramos no foco do artigo, a perseverança para chegar a santidade. No momento que assumimos a nossa missão aqui na terra, que é viver santamente, começamos a nos deparar com várias situações que buscam atrapalhar a nossa caminhada e provavelmente devido a sucessão de acontecimentos negativos acaba ocorrendo um desgaste físico e muitas vezes espiritual em nós, e por consequência desse cansaço, começa gerar dúvidas em nosso coração se realmente vale a pena continuar essa caminhada.
Certamente pesará nessa resposta a nossa espiritualidade, pois se estamos firmes em nosso propósito venceremos o cansaço e prosseguiremos, porém se há em nós um inconstante desejo pela santidade por certo cairemos.
Naturalmente teremos obstáculos em nossa caminhada, mas a desistência somente ocorrerá quando perdermos o nosso ponto de partida, que é o objetivo principal de nossa vida, por isso devemos perseverar na busca pela santidade a todo momento, pois enquanto estiver vivo dentro de nós esse desejo nenhuma tribulação conseguirá nos derrubar.