Talvez nunca tenha reparado, mas no momento que estás desocupado a sua mente começa a trabalhar para coisas ruins. Isso acontece pelo simples fato de que o corpo parado é uma porta aberta para os inimigos da nossa alma entrar.
São Jerônimo nos adverte “Trabalha em algo, para que o Diabo te encontre sempre ocupado.” Quando ele nos diz para trabalhar, não era necessariamente manter-se a todo momento desenvolvendo alguma tarefa, mas a conservar-se a sua mente ocupada, indiferente se trabalhando ou rezando, o importante é que não lhe sobre tempo para pensamentos fúteis.
No entanto não se engane que apenas trabalhar é suficiente para a sua salvação, a oração e as obras tem o mesmo valor e se complementam, dessa maneira é necessário conciliar as duas ações, para que no momento que esteja desenvolvendo alguma tarefa também esteja em oração.
Mas voltando para o foco, qual o motivo de manter-se a todo momento ocupado, não é fácil não pensar em coisas ruins? Certamente seria, mas como é sabido não temos a mente pura e as fortes inclinações que temos para o pecado nos levam a pensar em coisas desde mesquinhas até maliciosas. Desta forma seria perigoso para nossa alma se submetida a esses malefícios.
Entretanto não vale de nada ocupar todo o seu tempo com ações boas, mas com pensamentos ruins. No momento que estamos trabalhando ou rezando a nossa mente deve estar em Deus a todo momento.
Resumindo para que não caiamos nas redes dos inimigos da nossa alma, precisamos estar a todo momento buscando a Deus, esforçando-nos para que a nossa mente esteja sempre centrada em Deus, desde uma lavar o rosto de manhã até no serviço mais complexo da nossa profissão. Agindo assim além de evitar o contato com pensamentos ruins estamos nos aproximando mais de Nosso Senhor.