Em um diálogo com Frei Pellegrino Funicelli, São Padre Pio deixa claro sua opinião sobre o assunto aborto. A conversa encontra-se no livro “Jack of All Trades of Padre Pio” que foi publicada em 1991 pelo próprio sacerdote.
Esse diálogo ocorreu depois do Frade Pellegrino tomar conhecimento sobre a negação de Padre Pio em dar a absolvição á uma mulher, cuja tinha se submetido voluntariamente a um aborto. Talvez por espanto ou somente curiosidade o Frei pergunta ao Santo o porque dessa reação com a pobre mulher, lhe negando o perdão. Padre Pio lhe responde da seguinte forma: “O dia em que as pessoas perderem o horror pelo aborto será o dia mais terrível para a humanidade. O aborto não é apenas um homicídio, é também um suicídio. Não deveríamos ter a coragem de manifestar nossa fé diante daqueles que cometem dois crimes em um só ato?”.
Espantado por tal resposta e por não compreender o raciocínio do Santo, volta a lhe perguntar, “como assim suicídio?”. E mais uma vez com extrema sabedoria o Santo responde: “O suicídio da raça humana será compreendido por aqueles que verão a terra povoada por idosos e despovoada de crianças: Queimados como um deserto”
Observando esse diálogo podemos perceber que desde o tempo de São Padre Pio esse tema vem se alastrando e cada vez mais vem levando as pessoas a aceitá-lo como algo bom. Se analisarmos quantos abortos já aconteceram desde aquele tempo até hoje, veremos um número absurdo de casos, o quanto a maldade vem crescendo no coração das pessoas, ao ponto de tornar-se normal tirar uma vida inocente.
Outro fato que podemos analisar nesse diálogo é a questão da negação de São Pio em dar a absolvição. Nesse ponto o Santo nos mostra que nós católicos não podemos nos deixar ser vencidos, temos de ser corajosos e não aceitar o que o mundo nos oferece como algo bom e que na verdade é a própria condenação da nossa alma.