Quando um cristão, pertencente a Igreja Católica comete um ato, que fere gravemente os ensinamentos de Deus, ou uma ação totalmente contrária ao que a Igreja prega, recebe por punição a excomunhão. Mas o que significa isso? E quais são suas consequências?
Excomunhão é a privação do acesso á todos os sacramentos para aqueles que receberam tal punição, logo, o indivíduo que receber essa pena, terá de deixar de participar de tudo que envolve a Igreja, até mesmo da celebração.
O motivo dessa exclusão seria uma forma de levar a pessoa causadora do ato ofensivo à buscar a conversão, pois ao ser privada dos sacramentos, em tese passaria a reconhecer o seu erro, ao sentir a ausência do Criador buscaria de alguma forma retornar a sua comunhão com Deus. E dessa forma após um verdadeiro arrependimento, seguindo as normas que Santa Igreja estabelecer para uma reconciliação, a pessoa volta como uma ovelha perdida para os braços do Pai, onde será aceito dependendo de alguns critérios que devem ser seguidos.
A Santa Igreja utiliza esse método somente quando não existe mais formas de repreender o indivíduo que age de forma contrária e abusiva contra a Igreja, pois busca antes o entendimento através de diálogos e explicações da verdade, mas se não houver mudanças por parte do acusado faz uso da punição maior.
Os erros mais graves que podem levar um indivíduo ou uma obra a excomunhão são os comportamentos que geram escândalos ou que causem grave perturbação da ordem, como por exemplo Lutero que através das suas heresias causou uma revolução religiosa e consequentemente acarretou uma grande desordem dentro da Igreja Católica. Outro erro comum que leva a Igreja decretar a excomunhão é quando um indivíduo comete um pecado grave e não se arrepende dele, mas ao contrário usa-o como uma forma de atrair mais pessoas a cometerem o mesmo erro.
A ausência dos sacramentos na vida de alguém que deseja seguir a Cristo é um desastre, por isso busque viver a verdade da Igreja, não busque inovar o que é ensinado por Jesus e desse modo não correrá riscos de cair em alguma heresia e consequentemente ser banido da comunhão com Cristo.