Quando damos início ao propósito de caminhar retamente no caminho de Cristo, naturalmente nos deparamos com algumas dúvidas em relação à Santa Igreja, cujo esclarecimento é de suma importância para um progresso espiritual dentro desta!
Algumas questões são de fácil resolução, com respostas claras e objetivas, no entanto há outras que a solução é um pouco mais complexa, exigindo um aprofundamento maior nos tesouros da Santa Igreja.
O tema que irei tratar neste artigo é demasiadamente conhecido no âmbito religioso, especialmente em grupos de oração, onde tem sido erroneamente proferido pelos fiéis, em virtude da falta de conhecimento gerado principalmente pelo desleixo de não aprofundar-se naquilo que está sendo ensinado.
Obviamente que o principal culpado é aquele que está transmitindo um conhecimento totalmente equivocado sobre determinado assunto, baseando-se em seu “achismo” ou simplesmente por ter aprendido errado. Esse ponto é que me entristece, pois cometemos falhas grandes por ignorância, sendo que a solução está na palma das nossas mãos!
Enfim, o que quero tratar é sobre a Santíssima Trindade, pois tenho ouvido “explicitamente” da boca de fiéis muitas contradições com aquilo que a Santa Igreja ensina, sendo que o seu conceito é um dogma da nossa Fé.
Então o que é a Santíssima Trindade? Pois bem a sua definição pode ser encontrada no Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 234 a 237. Mas para uma fácil compreensão buscarei simplificar.
Primeiramente a Santíssima Trindade, é um mistério, cujo entendimento não é acessível à nossa mente humana, então não é possível explicar com clareza, por isso é preciso entendê-la através da fé. O que nos ensina a Santa Igreja é que a Santíssima Trindade é a união de três pessoas com uma essência, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus. São seres distintos que atuam em áreas distintas, mas são o mesmo Deus.
Isso não significa uma divisão, logo que se ocorresse essa ação, teríamos três deuses, o que de fato não é aceito pela nossa Fé. O que acreditamos é que temos um único Deus em três pessoas!
Espero ter ajudado! Se ficou alguma dúvida recomendo fazer a leitura do catecismo da Igreja ou simplesmente perguntar ao Padre da sua Paróquia uma explicação melhor, o que não pode acontecer é ficar com dúvida sobre algo tão importante da nossa Fé!