No ano de 1873 aconteceu algo extraordinário durante a reforma de uma escola secundária no Novo México. E ainda hoje não se tem uma explicação exata do que ocorreu naquele lugar. Muitos atribuem esse acontecimento á um milagre!
Localizada em Santa Fé e exclusiva para meninas, a escola de Nossa Senhora da Luz foi fundada em 1853 pelas Irmãs de Loreto, que além de fundadoras eram também as administradoras dessa escola.
Devido a boa resolução no projeto e consequentemente a alta procura pelo ensino desenvolvido na escola, as Irmãs de Loreto decidem iniciar uma reforma na escola, acrescentando uma capela na parte superior da obra. E assim após encerrar-se a busca por um arquiteto iniciou-se a reforma no estabelecimento de ensino das Irmãs de Loreto.
Foram necessário cinco anos para a finalização da construção do edifício, tempo aceito pacientemente pelas Irmãs que viam essa reforma com grande utilidade para suas meninas.
Após passado o tempo de espera, enfim a Capela estava pronta! Com grande alegria as Irmãs foram desfrutar da sua nova escola, todavia um fato curioso aconteceu, ao entrarem no edifício, logo perceberam que não havia um acesso a ala superior sem a utilização de uma longa escada, da qual não poderiam utilizar devido a suas longas vestes. Então o que fariam as pobres Religiosas para resolver esse problema? Uma solução seria a construção de uma escada no salão principal, porém essa ideia seria inviável devido aos vários bancos que continham nesse lugar, outra saída também seria chamar o arquiteto que fez o projeto, para dar uma luz nesse problema, entretanto ele havia morrido logo após o término da construção.
O único recurso que encontraram foi através da oração. Iniciaram uma novena a São José pedindo a sua intercessão para encontrarem um método que a ajudassem a chegar no segundo andar com mais facilidade. E eis que algo extraordinário aconteceu! No último dia da novena apareceu um carpinteiro que se propôs a construir uma escada para as Irmãs, no entanto sob algumas condições. Primeiramente trabalharia sozinho e segundo sempre manteria as portas fechadas. Rapidamente as Irmãs aceitaram, pois creram que essa era a resposta da sua novena, contudo não esperavam pelo que estava por vir.
O carpinteiro levou três meses para finalizar a escada e ao conclui-la simplesmente desapareceu. Assombradas por tal situação e também curiosas para saber de onde tinha vindo aquele homem, começaram a buscar informações nas madeireiras e logo descobriram que em nenhuma se conhecia tal carpinteiro e de modo algum foi negociado algum tipo de madeira para a construção de um convento.
Visto que não teriam respostas, começaram a meditar e perceberam que nenhuma delas o viu trazer algum tipo de madeira e também notaram que suas ferramentas eram as mais básicas, sendo impossível a construção de uma escada. Intrigadas com a descoberta vão analisar a obra feita pelo carpinteiro e logo percebem que era algo fora do comum, primeiramente por não ter nenhum suporte principal ou coluna de sustentação, também não havia sido utilizado nenhum prego. A escada foi construída com trinta degraus e sua localidade ficou exatamente em um ponto que não interferia nos bancos que estavam no salão principal.
Concluiu-se assim que supreendentemente o carpinteiro era o próprio São José que veio atender ao pedido de suas filhas espirituais e realizar a construção da escada do convento de Nossa Senhora da Luz.