A aparição da Virgem Maria na cidade de Fátima, localizada em Portugal é um grande acontecimento em nossa história, pois nela se retrata o amor que Deus tem pela a humanidade.
Deus ao permitir que Nossa Senhora viesse a terra, reacendeu as chamas da Fé que haviam se apagado no coração dos seus fiéis e trouxe a luz para os que estavam cegos pelo mundo.
Muitos milagres ocorreram durante as suas aparições na cidade, que tiveram início no dia 13 de maio de 1917 e foram até 13 de outubro do mesmo ano, ao todo foram seis aparições.
Embora sua presença já tenha sido um grande fenômeno, Nossa Senhora anunciou em sua quinta aparição, no dia 13 de setembro, que um grande milagre estaria por vir no mês de outubro, pois ao seu lado viriam Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo e São José trazendo o menino Jesus para juntos abençoarem o mundo. Tudo isso seria feito para que os descrentes acreditassem nas suas palavras e não mais duvidassem de sua aparição.
E como prometido no dia 13 de outubro, aos olhos de mais ou menos 70 mil pessoas, Nossa Senhora apareceu sobre a carrasqueira, ao falar pediu a construção de uma capela em sua honra, anunciou o fim da guerra, exortou ao povo que rezassem o rosário todos os dias e ao final com um semblante triste clamou para que todos parassem de ofender a Deus.
Durante toda a aparição choveu muito, tanto que todos estavam encharcados, mas isso não impediu que o grande milagre acontecesse. Quando Nossa Senhora estava se elevando ao céu, surge um sol imenso rasgando as nuvens e junta-se a Ela, e incrivelmente não a cobre com sua luz, mas se retrai diante da luz que sai Dela. Todos podiam contemplar este glorioso momento, pois apesar do seu intenso brilho que havia na cena, não feria os olhos dos espectadores ali presentes.
De Repente esse mesmo sol começa a girar tão rapidamente parecendo uma bola de fogo, que ziguezagueava-se até o ponto do horizonte de onde havia descido. Nesse momento já não era possível acompanhar com olhos humanos, por isso impossibilitados de fitar o dançar do sol as pessoas rezavam o ato de contrição, implorando perdão por seus pecados.
Por fim lentamente o sol voltou ao normal e desse modo finalizou-se o ciclo das aparições de Fátima.
Durante todo esse episódio muitos milagres aconteceram, as pessoas que estavam ali molhadas, ficaram totalmente secas, os surdos passaram a ouvir e os cegos a enxergar e possivelmente muitos se converteram. Sem dúvidas Nossa Senhora salvou muitas almas e continuar a salvar com essa gloriosa aparição.