A ambição que nós cristãos deveríamos ter aqui na terra é a santidade, pois o próprio Senhor nos pede isso “Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. “(Lev 19, 2), porém o nosso foco ainda está no que é terreno, ou seja, estamos muito distantes de cumprir a Vontade de Nosso Deus!
Como relatei acima, Deus nos pede a santidade, nos convida a busca-la com todas as nossas forças, porém de que forma conseguiremos alcança-la, logo que para sermos Santos precisamos ser perfeitos?
Jesus mesmo nos responde essa pergunta no Evangelho: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” (Mt 19, 21). Sendo assim basta-nos seguir esse ensinamento e teremos a tão esperada Santidade.
Para que possamos viver esse preceito, precisamos primeiramente entendê-lo, dessa forma vamos juntos analisar essa exortação de Jesus.
Primeiramente Jesus nos fala “Se queres ser perfeito…”, veja meu irmão que com essa pequena frase o Senhor já nos mostra o seguinte, que para sermos perfeitos temos de seguir esses termos, dessa forma não podemos retirar nenhuma palavra do que ele disse, apenas vivê-la em sua plenitude, pois de outra forma não se terá a resolução esperada. Outro fato que podemos analisar nessa frase é que ao usar o “Se…”, Jesus nos mostra que temos a liberdade para escolher se queremos ou não viver dessa forma, porém esse é o único caminho para alcançar a perfeição.
Depois de tomar a decisão e desejar ser perfeito, Jesus nos apresenta quais são os termos que temos de seguir. “…vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu…”. Jesus é bem claro nessa afirmação, se queres ser Santo primeiramente terás de livrar-se de todo apego terreno, desde bens materiais até familiares e logo em seguida viver a caridade.
O senhor não nos pede para sermos mendigos, mas que nos livremos de tudo o que está preso em nosso coração, pois procedendo assim encontraremos o nosso tesouro que é Cristo. Quando nos pede para dar aos pobres é porque Ele nos conhece e sabe que somos fracos, por isso se nada tivermos em nada nos apegaremos. E também para que tenhamos um amor verdadeiro pelos nossos irmãos, porém não somente ajudando-os materialmente, mas espiritualmente também. É uma forma de dizer, se doe por completo a salvação das almas, dar-se por inteiro para resgatar aqueles que vivem na miséria do espírito, pois essa é a nossa missão como cristão.
E por fim Jesus diz “…Depois, vem e segue-me!”. Aqui o Senhor nos convida a segui-lo, depois que o nosso coração estiver desprendido de tudo o que é terreno, começa a nossa caminhada para o Céu. Perceba meu irmão que Ele diz “vem e segue-me”, dessa forma não existe outro caminho a não ser aquele que nos leva ao Calvário. Temos de seguir as pegadas marcadas com sangue e passar por tudo o que Jesus passou, a única diferença é que jamais estaremos sozinhos, pois Cristo sempre virá ao nosso encontro e nos ajudará a prosseguir, pois de outra forma nunca conseguiríamos chegar a final.
Como é bonito esse convite que o Jesus nos faz, porém com é difícil para nós trilhar esse caminho, pois não é nos apresentado um mar de rosas, mas uma via dolorosa pela qual teremos de caminhar. Dessa forma meus irmãos temos de ser guerreiros e estar confiante em Deus, pois se nossos olhos não estiverem fixos no crucificado, não conseguiremos ser Santos.