Todos os seres humanos são chamados a Santidade, alguns pela vida Religiosa, outros como leigos, porém isto não significa que percorreremos caminhos diferentes, logo que o único Caminho é Cristo, o que quero afirmar é que seguiremos a Jesus no mesmo sentido, entretanto por meios diferentes.
Para exemplificar essa afirmação faço uma pequena comparação; uma mulher, com a Graça de Deus, pode chegar a Santidade sendo uma religiosa, todavia isso não a impede de chegar ao mesmo grau de santidade vivendo em um matrimônio; da mesma forma, uma mulher pode consagrar a sua virgindade a Deus, vivendo o celibato, porém também pode casar-se e ser uma mãe piedosa de muita devoção. O que definirá o grau de sua Santidade será sobretudo viver santamente a vocação que Deus lhe chamou.
Desta forma uma mulher casada não poderá usar como desculpa, que sua vocação a impede de buscar a Santidade. De fato a vida de uma Religiosa favorece á uma intimidade maior, logo que seu tempo é todo dedicado á essa busca e também por viver em um ambiente mais silencioso, tendo a companhia de irmãs que buscam a mesma Perfeição. Entretanto, a quem muito foi dado, muito será cobrado, a luta por essa intimidade com Cristo de um Religiosa será muito maior, pois a renúncia é de fato maior, logo que não há pretextos para apegar-se as coisas terrenas, já que entregara-se por completo a Deus.
Mas enfim, o quero dizer neste artigo é que todos somos chamados a viver em completa harmonia com o Espírito Santo; buscando a Intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo; nutrindo o gérmen da Vida Eterna que existe dentro de nós; para que um dia cheguemos ao estado da Perfeição!
E por estarmos próximo do dia dedicado as mães, escreverei um pouco sobre como chegar a Santidade sendo uma mãe de família.
Creio que o maior propósito de uma mãe é levar sua família para Deus, principalmente os seus filhos. E esta disposição torna-se um caminho para a Santidade, logo que para atingir este objetivo central necessita-se de uma entrega profunda e sincera a Deus, para que seu perfume de Santidade desperte no coração de sua família um desejo de também experimentar da fonte que gera tão agradável perfume.
Então para chegar a Santidade, primeiramente a mãe tem que ter essa missão de salvar os seus. E por quê não imitar a Mãe de todos os homens?
Ora este é o caminho seguro para chegar a Cristo, não somente ás mães, mas a todos nós. Entretanto uma mulher que gera um filho e se espelha em Maria não terá outro fim senão o Céu, pois além de salvar a sua alma também encaminhará a de seu filho, e porventura também não teria seus méritos, naqueles que encontrão a salvação através do testemunho de vida de seu filho?
Mas não se engane mãe, achando que será um caminho fácil, haverá por certo muitas dificuldades, tanto de seu marido, quanto de seu filho, que tentarão impedir que consiga tal feito, mas se permaneceres com o Senhor verás as mudanças acontecerem cotidianamente, pois Cristo sempre ouvirá o clamor de uma mãe!
Desta forma o caminho que normalmente santifica uma mãe é a rebeldia de seu filho, é a descrença de seu marido, é as dificuldades que surgem dentro de sua família, pois quando isso ocorre ela dobra seus joelhos e rasga o seu coração clamando a Deus a salvação dos seus. Por certo uma mãe que vê seu filho se perdendo, lançando sua alma ao inferno, não consegue ficar sossegada, seus joelhos estão calejados, a sua oração é banhada em lágrimas, seu coração está todo inclinado a Deus pedindo a conversão de seu filho. Agora lhe pergunto, poderia Deus não escutá-la? Creio que não!