A virgem Maria é conhecida por inúmeros títulos, sendo que muitos deles derivam-se de suas aparições. Mas qual foi a primeira manifestação de Nossa Senhora na história?
Na verdade a primeira aparição é considerado um ato de bilocação, logo que aconteceu antes da Assunção de Nossa Senhora, ou seja Maria ainda estava em sua vida terrena quando apareceu em outro lugar.
Esse fato aconteceu no ano 40, na cidade hoje conhecida como Zaragoza na Espanha. O vidente dessa aparição foi São Tiago Maior, irmão de São João, um dos discípulos de Jesus.
Nossa Senhora aparece a São Tiago
Tiago foi anunciar a Boa Nova em terras pagãs, na província Romana da Espanha, porém seus esforços de converter as pessoas que ali moravam estavam sendo em vão, pois de maneira alguma conseguia fazer que acreditassem no Deus único e verdadeiro. E ao não conseguir um resultado positivo em sua missão o desânimo o assaltou.
Entristecido com o desenvolvimento de sua missão, Tiago vai as margens do rio Ebro, localizado próximo a cidade, para rezar e ali mesmo adormeceu. No entanto algo extraordinário o acordou, eram vozes de anjos que cantavam Ave-Maria. Maravilhado ajoelha-se e nesse momento Nossa Senhora aparece sentada em um pilar de mármore, rodeada por anjos e lhe diz para perseverar, pois logo seu trabalho renderia frutos. A virgem Maria lhe pediu também a construção de uma Igreja no local por ela destinado, com uma imagem sua segurando o Menino Jesus.
Depois dessa visão, São Tiago reuniu os seus companheiros e construíram a Igreja no local indicado por Nossa Senhora. E assim surgiu a primeira Igreja dedicada a Vigem Maria. Essa igreja passou por inúmeras reformas e atualmente ela é conhecida como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Depois da construção da Igreja Tiago voltou a Jerusalém e por curiosidade ele foi o primeiro Apostolo a morrer pela fé.