Como é maravilhoso entrar em um Igreja e ver tantos fiéis reunidos em Adoração ao Senhor; como é comovente ver tantas lágrimas de arrependimento ou de alegria neste momento sublime; no entanto como é triste ver, que para muitos ali presentes, todo esse fervor é apenas momentâneo!
De fato, todos somos inconstantes em nossa fé! Mesmo que desejássemos verdadeiramente tê-la viva em nosso coração, haveria momentos de quedas. Isso ocorre, normalmente, porque ainda não temos a Fé infusa, cuja nos é dada por nosso Salvador. Para termos uma base, aquilo que chamamos de Fé é apenas algo superficial, que adquirimos com os nossos esforços, não que esta seja algo ruim, mas ela é apenas o princípio de nossa vida espiritual.
Quando tivermos a Fé verdadeira, por certo não cairámos mais em incredulidade e desconfianças, pois toda a nossa confiança está em Deus, sendo sustentada e alimentada por Ele. Mas enquanto nosso bom Deus não nos dá essa Graça, temos de lutar para conseguir atingir o nosso limite, ou seja, buscar eliminar essa inconstância que existe em nossa fé; lutar e clamar ao Senhor por uma Fé viva e verdadeira e diariamente buscar aproximar-se mais daquilo que o Senhor espera de nós!
E agora entra o segundo problema, cujo único culpado somos nós mesmos! Como disse acima devemos buscar atingir o nosso limite e é neste ponto que normalmente falhamos!
O relaxamento espiritual é o grande fator para as nossas constantes quedas, pois ao negligenciar a oração e a penitência, abrimos espaço em nossa alma para aquilo que o mundo nos oferece e ao deixar-se ser seduzido por esses atrativos, saímos do caminho que o Senhor nos designou e gradativamente por consequência desta abertura a nossa fé torna-se algo sem sentido.
E o que devemos fazer para não cairmos neste relaxamento espiritual?
Creio que a única solução alcançável seria viver a nossa fé em Cristo em todos os momentos da nossa vida. Exemplificando para uma compreensão melhor, buscar ver Deus em todas as coisas em cada detalhe, desde as contrariedades que ocorrem em nossos dias até as alegrias que embelezam a nossa vida. Ter Deus sempre presente em nossa mente e em nosso coração, jamais dando trela para aquilo que é mundano e impuro. Ao proceder assim o nosso pensamento sempre estará nas coisas do alto, a nossa esperança estará naquilo que nos será dado na eternidade, e enfim a nossa fé estará Naquele que nos proporciona tudo isso!
Outro ponto que pode ajudar a combater o relaxamento espiritual é uma organização na vida de oração, ou seja, colocando horas exatas para ter essa intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo, respeitando a pontualidade para início e fim. Sempre buscar aumentar a oração, jamais diminui-la. Buscar ser preciso naquilo que irás pedir e sempre agradecer pelo que tens; entre outras coisas. Parece algo pequeno, mas verás que lhe ajudará muito em sua espiritualidade!