Como já foi dito em artigos anteriores, a Graça infundia em nossa alma é comparada a um germe imperceptível, que desenvolve-se gradativamente conforme o progresso em nossa vida espiritual!
Para chegarmos em sua plenitude e colhermos o fruto da bem-aventurança eterna, precisamos empregar em nossa vida o que é alcançável, ou seja, lutar por adquirir as virtudes meritórias e clamar pelas virtudes infusas, que nos são necessárias para a nossa salvação.
Quais são as virtudes que nos são alcançáveis?
Embora sejam infusas, as virtudes cardeais e as teologais, não são necessariamente inalcançáveis as nossas forças humanas. Obviamente não podemos atingi-las em sua plenitude logo que precisaríamos da Graça Santificante para chegar a tal proporção. No entanto nos é possível adquiri-las através dos nossos esforços, mesmo que superficialmente e imperfeitamente!
As virtudes cardeais estão ligadas ao nossos costume, ou seja, podemos através de uma mudança comportamental e praticas habituais adquiri-las, porém sem a profundidade necessária para mantê-las sem esforço.
Essas virtudes são divididas em quatros grupos, onde a principal gera outras e assim sucessivamente. As quatro principais são: prudência, fortaleza, justiça e temperança. Através destas como disse anteriormente gera-se outras, por exemplo na prudência encontramos as virtudes da determinação, da reflexão e da realização!
Como estamos falando de virtudes adquiridas, temos de estar cientes que estas não estarão enraizadas em nosso ser, dessa forma, certamente haverá em nós uma batalha entre duas vontades a de prosseguir ou a de retroceder, por isso constantemente teremos de nos esforçar se quisermos continuar no caminho reto!
Lembrando que na vida espiritual não existe estabilidade em seu meio, somente em sua finalidade, ou seja, estarás progredindo ou retrocedendo a todo tempo, até que chegue a sentença final!
Já as virtudes teologais são infusas, logo que nos levam imediatamente a Deus, “São por Ele e para Ele”. Então como consegui-las? Obviamente se não há merecimento não existe fórmula, o que podemos fazer é nos esforçar para estar firme nas virtudes morais e clamar todos os dias a Graça Santificante, esperando que Deus ao olhar o nosso esforço sincero nos recompense com a Graça!
As virtudes teologais são apenas três, a Fé, a Esperança e a Caridade. Lembrando que a Caridade é a única virtude que permanece conosco no Paraíso, por isso essa é a que mais devemos desejar. E outro ponto importante é que quanto mais progredimos na Caridade, mais firmes estamos nas outras.
Para finalizar respondendo a pergunta do título. Sim é possível adquirir virtudes, porém é necessário perseverança e muita oração!