Quando centramos em nossa mente um único objetivo, as chances de cumpri-lo com maior dinamismo e rapidez são mais significativas. Ao retirarmos todas as divisões que criamos dentro de nós para executar somente uma, além de eliminar a exaustão que existe em nossa mente, conseguimos realizá-la com maior aptidão.
Isso ocorre pelo fato da nossa atenção e provavelmente boa parte da nossa energia estarem focadas na finalidade desta tarefa. Originando assim a sua conclusão com duração de tempo menor e com grau de perfeição maior do que teríamos alcançado com tarefas divididas.
Esse processo de convergir o nosso ideal em um único ponto, visando-se o aperfeiçoamento do seu desenvolvimento pode-se também ser incluso frequentemente na vida espiritual. Logo que visa um maior aprofundamento na ação realizada.
Utilizando esse método em nossa espiritualidade
Entendendo a perfeição
É notório que para alcançar a santidade temos de buscar incessantemente a perfeição. Mas o que seria a perfeição na vida espiritual?
Santa Teresinha do Menino Jesus escreve em seu manuscrito “A” que perfeição resume-se a ser o que Deus quer que sejamos, ou seja, temos de aniquilar o nosso eu, para ser o que Deus quer. Mas o que isso tem a ver com o método?
Simples, para seguirmos o exemplo de perfeição de Santa Terezinha, as boas virtudes que nos definem devem estar elevadas ao máximo. E para atingir esse ponto temos que trabalhar para eliminar todas as imperfeições que nos retratam.
Usando o método para alcançar a perfeição
Para alcançarmos o ápice de cada virtude, como disse anteriormente, é necessário eliminar as imperfeição que nos definem. E para que isso aconteça temos de escolher uma e trabalhar em cima dela, pois quando elegemos várias não conseguimos dar conta.
Desta forma ao usar esse método que embora seja simples é muito eficaz, estamos definindo um propósito, onde depositaremos todas as nossas forças para alcança-lo.
Cito um exemplo, se queres alcançar a virtude da paciência e da coragem, escolha primeiramente aquela da qual mais necessita. Depois comece a dedicar-se nela, usando principalmente das contrariedades para adquirir tal virtude. E logo perceberás o tamanho do progresso que já atingiu ao empenhar-se somente nela.
Temos de adquirir todas as virtudes para alcançar a perfeição. Mas para que isso aconteça temos de estar ciente da nossa fragilidade e pequenez. Não basta apenas desejar alcançar a santidade temos de lutar por ela reconhecendo as nossas fraquezas.
Desta forma não tentes alcançar todas as virtudes de uma só vez, pois somente conseguiria se aborrecer e consequentemente desistir, mas lute para consegui-las com o tempo que lhe é devido e claro sempre pedindo á Deus que lhe de forças necessárias para conseguir adquirir todas.