Um grande erro que vem acontecendo atualmente é a busca das pessoas em ter um direcionamento espiritual no momento da confissão.
Entendo que todos necessitam de um direcionamento na vida, principalmente nesse tempo de pandemia, porém temos de buscá-lo em um tempo apropriado, ou seja, marcando o horário com o sacerdote e não buscando um aconselhamento durante a confissão.
O motivo de ser inapropriado buscar ter um diálogo durante a confissão é principalmente pelo fato de que no confessionário é lugar de abrir o coração e livrar-se daquilo que pesa a consciência, ou seja libertar-se do pecado e nada mais. Por isso quando falamos demais sobre determinado assunto, acabamos desviando o foco da confissão que é o arrependimento do pecado cometido. E assim ao invés de buscar á reconciliação com Deus, buscamos encontrar soluções para os problemas que nos atormentam e desta forma perdemos o valor da confissão.
Outro ponto que vale a pena salientar é a demora que ocasiona quando não se é direto no confessionário. Por exemplo você está em uma fila com 5 pessoas para se confessar, se cada um demorar em uma média de 10 mim. Você acabara ficando 40 mim na fila e o Padre demorará 50mim para confessar 5 pessoas. Vai ficar cansativo para aqueles que estão na fila e também para o Padre que terá de ficar praticamente uma hora para conseguir atender a todos.
Dessa forma deixo como uma exortação que busque ser direto e objetivo no confessionário para que assim não haja turbulências nesse momento santo, também advirto que não tente justificar o pecado, pois ao proceder assim a confissão não é valida.