Para podermos receber a Santa Eucaristia devemos estar em estado de Graça, ou seja, sem a mácula impura do pecado manchando a nossa alma, pois onde á trevas não pode habitar a luz, por isso antes de comungar o Corpo de Cristo é necessário que se haja uma preparação para que assim não corra-se o risco de se cometer um sacrilégio.
A Igreja pede que seja feito sempre um exame de consciência, antes da Celebração Eucarística, para que ninguém se aproxime da sagrada Eucaristia sem antes confessar sacramentalmente, caso esteja em pecado mortal. Logo que “Quem come e bebe indignamente, come e bebe a própria condenação, não distinguindo o Corpo do Senhor” (1Cor 11, 29).
Embora estar em estado de Graça já seja um grande passo para receber Jesus Eucarístico, existem ainda alguns cuidados que se deve ter ao receber a Santa Eucaristia. Por exemplo é necessário usar vestimentas apropriadas para ir ao encontro de Jesus, pois temos de estar cientes que estamos recebendo o Corpo de Deus e não um simples pedaço de pão e aqui entra também a forma de receber a Eucaristia, se for possível sempre receber na boca, para não correr-se o risco de cair alguma migalha da Santa Hóstia no chão, pois Jesus está por completo em cada partícula da Eucaristia.
Outro ponto importante é a questão do horário, é necessário chegar sempre no início da Missa, se possível uns quinze minutos antes do horário, para iniciar o seu exame de consciência. São Francisco de Salles nos adverte a iniciar a nossa preparação para a Comunhão na noite anterior, caso a Celebração seja feita de manhã, e mesmo assim não estaríamos totalmente preparados para receber o nosso Deus.
Gostaria também de recordar, que após receber a Santa Eucaristia é necessário, não por obrigação, mas por amor, fazer uma Ação de Graças devotamente, pois neste momento estamos com Jesus fisicamente dentro de nós. Temos de recordar neste momento da nossa indignidade, e da grandeza do amor de nosso Deus, pois não merecemos receber Nosso Senhor e mesmo assim Ele vem a nós.
Para concluir este artigo, deixo como um apelo, que rezem por aqueles que recebem indignamente Cristo na Santa Comunhão, e se o fazem por ignorância alerte-os, para que não machuquem mais o Sagrado Coração de Nosso Senhor.