Antes de entrares em um confessionário, para com ato de arrependimento pedires perdão por seus pecados, deves fazer como preparação, um exame de consciência, onde buscará lembrar de todos os atos que foram contrário aos mandamentos ensinados por Deus, todas as palavras e ações realizadas por vós, que de algum modo feriram o coração de Deus. Logo em seguida, clame ao Espírito Santo que ilumine a sua mente, para que não venhas a esquecer de nenhum mal cometido, no momento da confissão. Feito isso, poderás entrar e depositar as suas culpas, nas mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo esperando por sua misericórdia.
Quando estiveres em um momento de reconciliação com o Senhor, através da Confissão, não tenhas vergonha de contar os seus erros, não omita as suas ações más, pois o pecado só é vergonhoso no momento em que o cometes e obviamente quando ainda o carregas dentro de si, mas quando confessas, estás admitindo a sua culpa, reconhecendo a sua fraqueza e que estás arrependido do que fizera e como diz São Francisco de Salles “A acusação do pecado será para nós doce e agradável, porque com ela é Deus honrado”.
Jamais duvides que o Senhor pode perdoar as suas quedas, pois quanto maior for o seu pecado, maior será a misericórdia de Deus, porém não tenha isso como desculpa para pecar, pois Deus presa por justiça e tem conhecimento de qual é a intenção que está em seu coração, se realmente estás arrependido e disposto a lutar para não cair mais, certamente será perdoado, porém se não há em vós um arrependimento sincero a sua confissão será nula.
No momento que estiveres confessando, tenha certeza que é o próprio Jesus que está lhe ouvindo. Não tentes justificar qual o motivo da sua queda, apenas fale com simplicidade o que lhe acusa a consciência. Após relatar todos os pecados, ouça com amor as advertências e acolha e cumpra a penitência que lhe foi imposta. E por fim, lute para não cair mais nos mesmo erros.
Que a paz de Jesus estejam com todos, a comunidade servos da pobreza está mudando minha vida,,!!