De fato a leitura ajuda no desenvolvimento do ser humano, tanto comportamental quanto intelectual, pois além de oferecer conhecimento, ela aprimora o nosso raciocínio, enriquece o nosso vocabulário e ajuda na interpretação de variadas situações. Tamanha é a sua influencia que muitas vezes somos definidos por aquilo que lemos, logo que boa parte da nossa razão é formada pelo conhecimento que adquirimos ao ler algum artigo ou livro.
Essa influencia também ocorre em nossa vida espiritual, pois basicamente tudo o que sabemos nos é transmitido através de escritos. Vejamos que quando ouvimos uma pregação por mais que ela esteja sendo falada sua origem vem da Sagrada Escritura.Obviamente que temos a Santa Tradição, porém até mesmo ela muitas vezes nos é revelada através de algum escrito inspirado pelo Espirito Santo.
Sendo assim é de suma importância para aqueles que buscam a Perfeição, ter o hábito de ler, principalmente a Sagrada Escritura, onde Deus se comunica conosco, também é dever de um cristão buscar ter um conhecimento sobre a vida de um Santo, em especial sobre aquele pelo qual tem devoção e também ler livros espirituais escritos por mestres da vida interior, pois são de grande ajuda para a santificação.
Mas tudo isso deve ser feito sob a luz da nossa fé, pois de outra forma seria inútil perder tempo lendo obras de grande riqueza, baseado em nossa razão.
De que forma devemos ler para ter progresso em nossa vida espiritual?
Para que exista um progresso em uma caminhada necessita-se ter uma finalidade formada, um objetivo a atingir, pois é impossível avançar em um caminho sem ter certeza de aonde quer chegar. Desta forma para que exista um aproveitamento em sua leitura e consequentemente um progresso espiritual, deve-se ter em mente o que deseja alcançar com a leitura praticada. Sendo assim se deseja o fim sobrenatural, que é a união perfeita com Deus, deve-se procurar nesta leitura um caminho que leve a atingir essa resolução.
Agora que está estabelecido em seu coração a finalidade pela qual lutará, vai precisar de um fortalecimento para enfrentar as dificuldades que virão para tentar atrapalhar o seu objetivo. Por isso antes de começar a ler é importantíssimo que se tenha um momento de oração, onde se clamará ao Santo Espírito, compreensão, perseverança e humildade, para que em nosso coração tenha uma intenção reta naquilo que buscamos, que é Santidade.
Após isso devemos ter alguns cuidados na hora da leitura para que não caiamos em uma busca superficial da verdade, por exemplo evitar a curiosidade inútil e a vaidade intelectual. Quando iniciamos uma leitura espiritual deve-se ter como princípio a busca pela Santidade, ou seja, não devemos ler com a intenção de ter mais conhecimento que os outros e muito menos para satisfazer uma curiosidade sobre determinado assunto que não lhe é útil no momento. Sendo assim no momento em que estamos lendo tenhamos como intenção aprender sobre algo que edificará a nossa fé dentro de nós.
Outro cuidado que precisamos ter é evitar essa tendência que temos de criticar tudo aquilo que não foi feito por nós, ou que não conseguimos entender. De fato existem livros, cujo o conteúdo é contra aquilo que acreditamos e realmente precisamos expor a nossa opinião contra aquilo que está sendo apresentado. No entanto as leituras espirituais a qual recomendo devem ser escritas por mestres da vida interior, pois estes por certo estarão dentro das verdades da Igreja, ou seja não tem o que criticar ou questionar apenas ler e saborear o que está escrito.
E quando falo em saborear me refiro a deixar-se penetrar por aquilo o que está escrito, transformar essa leitura não em um passa-tempo mas em uma meditação profunda, uma busca por Deus. Ler e reler os livros espirituais buscando uma conversão íntima com nosso hospede interior que é Cristo, por isso leiamos calmamente e busquemos por em prática tudo o que aprendemos, pois não adianta devorar milhares de livros e não progredir espiritualmente me nada!
E para finalizar deixo uma última recomendação, quando estiveres iniciando uma leitura, e esta é de difícil compreensão e por certo não está lhe produzindo frutos, abandona-a por um tempo e comece, pois talvez não seja o momento que Deus queira que tenhas o conhecimento sobre determinado assunto.