A Santa Igreja Católica, denomina Nossa Senhora como medianeira de todas as graças. Esse título lhe foi dado, devido a sua relação materna com a Igreja e com cada um de seus fiéis.
É importante sempre lembrar que a nossa finalidade é alcançar o fim sobrenatural, por isso é nosso dever buscar os meios que nos levam até ele. O único caminho é Cristo, então devemos trilhar através dele, porém de que forma chegamos a este caminho com segurança? É por meio da nossa intercessora, aquela cujo o clamor é direcionado diretamente a Deus.
Pe Henry Ramière nos diz que é errado tentar chegar a Nosso Senhor Jesus Cristo, sem antes recorrer a Nossa Senhora, pois agindo assim estaríamos desprezando uma dádiva que Deus nos deu, que é a intercessão da sua mãe. Sempre devemos lembrar que foi Jesus que deu Maria a nós como mãe no alto da Cruz, pois sabia que precisaríamos de uma advogada para conseguir chegar ao Paraíso.
Nossa Senhora por ser a mãe de Deus consegue a seu favor o recebimento das graças que lhe são pedidas, sendo assim, para que consigamos uma graça que tem como finalidade a nossa salvação, devemos pedi-la a Nossa Senhora, pois é certo que através do seu clamor Deus a ouvirá e lhe concederá a resolução esperada.
Desta forma para que consigamos chegar a Perfeição precisamos do auxilio da nossa mãe, pois se através Dela conseguimos aquilo que nos é necessário para chegar a este fim, seria um erro muito grande não usar deste meio. Não digo usar de uma forma supérflua e ingrata, mas com grande devoção e amor, pois o amor de Nossa Senhora por nós é infinitamente maior que o amor de uma mãe terrena por um filho. Ela está disposta a ir até as portas do inferno para buscar os seus filhos queridos, pois não deseja vê-los padecerem pela eternidade a ausência de Cristo, mas somente fará isso se houver alguma esperança de Salvação, pois confia na Justiça Divina.
Nossos irmãos protestantes e alguns doutores acreditam que ao ter uma grande devoção a Nossa Senhora seria uma forma de idolatrar Maria como uma deusa, porém quanto mais amamos Maria, mais amamos a Deus, pois vemos nela não uma Divindade, mas uma porta de Salvação, um caminho seguro para Cristo. E também estes que julgam a Devoção Mariana como algo maléfico esquecem-se que Ela estará no julgamento e só entrará no céu quem reconhecer Maria como mãe, pois Ela é de fato a Rainha dos anjos e dos santos.