Nossa Senhora possui inúmeros títulos e por trás de cada um possui uma bela história ou um significado que atrai os pecadores à conversão . No dia de hoje comemora-se o dia de Nossa Senhora das Dores, título que conta com muitos devotos, porém qual é o motivo desse nome?
Nossa Senhora das Dores é representada por Maria tendo um semblante de sofrimento e dor enquanto seu coração é trespassado por sete espadas, mas qual é o significado dessas espadas?
Pois bem, chega de perguntas e vamos as respostas. Esse título que Maria carrega tem por significado o sofrimento que ela teve em sua vida terrena e as espadas simbolizam as sete dores que transpassaram o seu coração.
Embora seja a Mãe de Jesus, Maria não teve privilégios aqui na terra, teve uma vida marcada por fugas e sofrimentos, teve de suportar todas as humilhações e a terrível morte de seu filho, tinha a seu favor uma fé inabalável e uma fidelidade inquestionável, mas isso não faz diminuir o seu sofrimento, que para nós seria insuportável.
Como disse acima, as espadas representam as sete dores de Nossa Senhora, e cada uma traz um significado que precisamos saber:
A primeira espada representa o sofrimento de Maria ao presenciar a profecia de Simeão, ao qual descobre que Jesus seu amado filho viria para ser a salvação de muitos, mas também a ruína de outros e no final o Profeta ainda diria a ela que uma espada transpassaria a sua alma.
A segunda espada representa a fuga para o Egito. A dor infligida neste momento não foi o exílio, nem mesmo a habitação em terras estrangeiras, mas a perseguição ao seu pobre filho, que ainda nem mesmo podia falar e já era condenado à morte, tudo por ser o Redentor do mundo.
A terceira espada representa a perda do menino Jesus. Por três dias Maria ficou sem o seu maior tesouro, sendo que não fazia idéia de onde ele se encontrava. Ó triste desespero de uma mãe que não consegue achar o seu filho e ainda carrega em seu coração o temor de ter ofendido a Deus, por ter perdido Aquele que foi confiado aos seus cuidados.
A quarta espada representa o encontro de Nossa Senhora com Jesus no caminho do Calvário. Ó tétrico momento quando a mãe encontra seu filho já desfigurado e sem forças carregando uma pesada cruz. Tamanha e incomparável dor para uma mãe ver seu filho inocente ser insultado e tratado como um criminoso.
A quinta espada representa o momento que Maria chega aos pés da cruz e contempla seu filho sofrendo as dores do pecado da humanidade. De que forma compreender a dor de uma mãe ao ver seu filho pendurado à uma cruz de uma forma humilhante e sangrenta? Impossível para nós entender o sofrimento de Nossa Senhora aos pés da cruz.
A sexta espada representa o momento que Longuinho transpassa o coração de Jesus com sua lança e também o momento que entregam o corpo já sem vida do Homem Deus à sua mãe. O que antes era profecia, agora é a realidade, no mesmo instante que a lança do carrasco transpassa o doce e imaculado coração de Jesus, a alma de Nossa Senhora é transpassada também. Já não é possível explicar em palavras o sofrimento dessa mãe, que agora recebe em seus braços o corpo de seu filho. Em sua face lágrimas percorrem e por dentro seu coração sangra.
A sétima e última espada representa o sepulcro de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria acompanha os discípulos para esse triste momento e ao deixar Jesus no sepulcro também deixa ali, junto a seu filho, o seu coração.