Tudo o que envolve a nossa natureza externa interfere em nossa razão, desta forma, deves policiar vossas companhias para que elas não corrompam a sua espiritualidade e consequentemente vos levem a perdição!
Creio que todos, tiveram de enfrentar várias adversidades no momento que começaram a buscar a conversão e possivelmente grande parte destas vieram de pessoas próximas a você, incluindo seus próprios familiares.
Mas o que são essas adversidades que surgem em nossa vida e qual o motivo delas nos atormentarem tanto, logo no principio da nossa caminhada rumo ao céu?
Pois bem, primeiramente tens de entender que antes de buscar a santidade, vivias em meio a libertinagem oferecida pelo mundo, ou seja toda a sua vida era centrada em buscar prazeres mundanos, nada que tivesse outro fim chamaria a sua atenção. Sendo assim, naturalmente as pessoas com quem convivia tinham a mesma forma de pensar que a sua, pois de outra forma as rejeitaria, não por desrespeito, mas por não ser possível criar laços íntimo com alguém que não se encaixa ao seu estilo de vida.
Por isso, no momento que tomastes a decisão de mudar de vida, não teve o consentimento dos seus amigos, pois a sua forma de pensar passou a ser contrária a delas, a sua visão começa a ter um alcance maior, logo que vês a beleza de Deus em todos lugares, privilégio do qual eles ainda não tem, pois ainda estão cegos pelo o orgulho. Desta forma por não terem essa intimidade como Deus, não compreendem as mudanças que vem ocorrendo em suas atitudes e julgam loucura a sua forma de pensar, por isso decidem por afastar-se de vós, pois sua companhia tornou-se um fardo de suportar.
Mas creio que a perda destas amizades, não tenham força o suficiente para inquietar a vossa alma, logo que também lhe era penoso estar junto a elas, claro que ninguém deseja romper seus laços de amizades, entretanto é algo natural em nossa vida, por isso não és tão doloroso a separação destas.
O problema maior e que possivelmente é o principal causador da tribulação que ocorre em nossa vida, no momento que damos o nosso sim para o chamado de Deus é que nem todas as relações podem ser cortadas, pois estão enraizadas profundamente em nossa alma, que é a relação familiar. Da mesma forma que seus amigos não compreendiam a sua mudança, seus familiares também não iram compreender, só que com um porém, eles não irão lhe abandonar e certamente buscarão de todas as formas, fazer-lhe enxergar a sua loucura.
E é por isso que eu afirmei no começo do artigo, para que policies as suas companhias, pois aqueles que acreditam lhe amar, buscarão de todas as formas trazer-lhe de volta para a sua vida antiga, pois creem que é o melhor para você. Mas não me entendam mal, não estou dizendo para abandonar seus familiares e amigos próximos, por estarem seguindo o caminho errado, somente estou lhe advertindo que tomes cuidado, para que estes não lhe influencie a abandonar o caminho de Cristo.
Não penses que estás forte espiritualmente e por isso não será engando, se tiveres este pensamento, por certo cairá. A única forma de enfrentar essa batalha é reconhecendo-se fraco e pecador, estando ciente que os desejos antigos ainda moram em seu coração, ainda que adormecidos, é clamando todo os dias para que o Espírito Santo o guie no caminho da retidão, livrando-te das artimanhas inimigas e principalmente orando por aqueles que lhe perseguem para que alcancem também a conversão.