A Divinização do homem consuma-se no céu, ou seja existe em nós uma semente de Vida Eterna, que inicia-se nesta vida e continuará após a nossa morte. Essa semente precisa ser regada, para chegar ao seu fim ideal.
E de que forma regamos essa semente? Alimentando-o com o desejo de chegar a sua finalidade, ou seja, devemos olhar para aquilo que queremos alcançar e voltar todas as nossas ações com o ideal de atingir esse fim.
Oração, penitencia e renuncia são essenciais para o crescimento desta semente, porém devemos antes de tudo desejar verdadeiramente o Céu, pois se nossa alma não tiver sede de Deus, de nada vale mortificar a carne.
E como alcançar esse desejo sincero por Deus? A Graça é semente da Glória, ou seja, para que possamos chegar ao nosso fim último somos dependentes da Graça Santificante. Desse modo para que o nosso desejo por Deus seja puro, temos que clamar pela Graça, pois de outro modo não nos é possível alcançar tal feito.
Todavia, também precisamos buscar desesperadamente e constantemente o Reino dos Céus, como disse anteriormente todas as nossas ações devem estar voltadas para esse fim, ou seja temos que moldar a nossa vida e transforma-la em um pedaço de Céu.
Como fazemos isso? Vivendo como se já estivéssemos no céu. Adorando a Deus a todo momento e renunciando a tudo o que vem do mundo!
Agindo assim estaremos regando a semente de céu que existe me nós e consequentemente estaremos nos preparando para a Vida Eterna que há de vir.