Creio que já deves ter chamado ou até mesmo ouvido alguém se direcionar a Nossa Senhora como Rainha, mas qual o motivo desse título tão comumente usado dentro da Igreja?
Pois bem, podemos encontrar essa resposta em nosso Catecismo no parágrafo 966, onde diz: ” a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte”.
Acredito que somente essa explicação já seria o suficiente para tirar todas as dúvidas em relação a esse assunto, porém á outro motivo que nos leva a chamar a Virgem Maria de Rainha que vem de muito tempo atrás. Na época do Rei Davi
Segundo o teólogo Colin B. Donovan, se analisarmos o Antigo Testamento veremos que a Rainha do Reinado de Davi, era a Rainha Mãe. Embora o Rei tivesse várias mulheres por consequência de sua fraqueza, nenhuma delas era determinada rainha, essa hora era devidamente dada a mãe do rei. Sua autoridade ultrapassava a de todas as outras mulheres do reino, somente era menor que a do rei.
Umas da principais funções da Rainha naquele época era ouvir as preces do povo e levá-las ao Rei, para que ele determinasse o que seria feito.
Lendo isso percebemos que é o que exatamente o que Nossa Senhora realiza, ouvindo as nossas suplicas e levando-as a Nosso Senhor, para que Ele atenda se assim for da sua Vontade.
Obviamente a comparação citada acima não se leva em consideração a fraqueza do rei e a existência de outras mulheres, logo que Nosso Rei é Jesus Cristo que é plenamente perfeito e não tem relação amorosa com nenhuma mulher.
Voltando ao assunto, agora que entendemos a razão de Nossa Senhora ser chamada de Rainha, busquemos ter uma devoção sincera por Ela, pois é a nossa principal intercessora para com Deus.