Creio que não haja sobre a terra, algum indivíduo que não busque a felicidade. E não me seria necessário um consentimento para afirmar esse pensamento, logo que esse desejo de ser feliz, creio ser algo natural do ser humano.
Todos desejam estar bem, tanto espiritualmente quanto fisicamente, para poder desfrutar em sua sobriedade das coisas que lhe trazem felicidade, todavia, penso não ser possível se ter alegria com a exclusão daquilo que amas, independente do que sejas; Também creio não estar ao alcance a felicidade, para aqueles que tem capacidade para atingir aquilo que desejam, mas por ser algo custoso, ficam impossibilitados e por fim não pode haver júbilo para aqueles que possuem aquilo que de melhor existe, mas não sabem amá-lo.
Sendo assim, não atinge a felicidade em sua plenitude, aqueles que desejam algo, que dentro de suas capacidades não podem ter, ou possuem aquilo que nem mesmo deveriam desejar, e por fim, não anseiam por aquilo deveriam possuir. Pois agindo assim terão dentro si um verdadeiro tormento e como diz Santo Agostinho “O pesar e a felicidade não podem habitar junto dentro de ti”.
Pois bem meus irmãos se estás buscando felicidade nesta terra, lamento dizer, mas não encontrarás, pois ao lançar-se nesta busca desenfreada de alimentar-se com aquilo que lhe traz prazer, acreditando ser o suficiente para ser feliz, viverás toda a sua existência terrena buscando por algo inexistente e maléfico a sua alma.
Fostes criado para o Céu, sua alma anseia por Deus e deseja ardentemente estar com Ele, por isso não consegues encontrar a verdadeira felicidade sobre a terra, pois o mundo somente consegue lhe oferecer uma paixão vazia, algo momentâneo, que não irá lhe preencher, pois somente o Senhor tens a água que a sua alma tem sede.