Para alcançar a santidade, nós seres humanos precisamos mudar muitas ações das quais estamos habituados a realizar, mas principalmente necessitamos ter uma confiança total em Deus. Pois é ela que nos levará a cumprir a vontade de Cristo em nós.
Embora seja de extrema importância não é algo considerado fácil, pois exige de nós uma entrega profunda, logo que teremos de ter um abandono por completo a vontade Divina. E para que consigamos chegar a esse nível temos de estar cientes que terá de haver muita renúncia da nossa parte.
A principal renúncia que Deus exigirá de nós é o dos nossos desejos, pois eles sempre estarão inclinados para o comodismo do nosso corpo e nunca voltados para o que realmente nos é indispensável, que é Cristo. Dessa forma compreendemos que não podemos confiar em nós mesmos, pois normalmente estamos cegos pelo nosso egoísmo, desejosos apenas em alimentar o nosso prazer
Após a rejeição de si mesmo entramos em outro fato interessante que devemos evitar, que é a confiança em outro individuo. Por mais boa que possa ser a outra pessoa, devemos estar ciente que ela carrega o mesmo fardo que o nosso. Não estou dizendo que não devemos confiar em ninguém, mas que precisa-se tomar cuidado para não depositar toda a sua fé nesta pessoa e também saber que provavelmente algum dia ela te desapontará, não por maldade, mas por natureza.
O maior risco de depositar toda a tua confiança em outro individuo é quando a decepção é muito grande deixa sequelas em você. E essas marcas dificultam a ter uma confiança verdadeira em Deus, já que teu psicológico foi abalado e se nega a confiar de novo.
Para vencer esse trauma e a dificuldade de confiar, temos que colocar em nossa mente que Deus que é a bondade infinita, sendo assim ele jamais lhe machucará ou fará com que escolhamos um caminho errado. Tudo que vem do Senhor é para o nosso bem.