Naturalmente nosso corpo em algum momento passará pela enfermidade, mas isso não nos dá o direito de pausar a busca pela santidade.
Normalmente quando formamos um grupo pessoas com qual temos mais intimidade para uma troca de diálogos, em algum momento da conversa, anunciamos a enfermidade com a qual passamos em determinado momento da nossa vida e o quanto ela nos impossibilitou de fazer algo mais produtivo nesse tempo.
E dessa mesma forma acontece em nossa vida espiritual quando usamos de alguma enfermidade para justificar a nossa falta de profundidade em alguns momentos de oração, ou pior quando a utilizamos para defender a não participação da Santa Missa.
Obviamente, existem doenças que realmente impossibilitam o individuo de participar da Celebração Eucarística, mas muitas vezes uma simples dor de cabeça já é o suficiente para gerar uma desculpa para justificar a sua ausência, tanto na missa quanto na oração pessoal. E essa atitude faz parecer que ter uma vida de oração é uma simples obrigação e não algo que deve ser desejado e amado.
Outro fato que derruba o nosso lado espiritual em meio a enfermidade e a terrível murmuração. Não temos ideia do quanto perdemos ao reclamar das nossas dores, pois essa é uma oportunidade de santificação e com nossas palavras questionadoras a jogamos no lixo. Deus pode estar usando de uma doença para curar uma ferida antiga, por exemplo, uma simples dor de cabeça pode ser usada como um método para a libertação da falta de perdão, pois através dessa dor conseguirá ver o sofrimento que causou a seu irmão por não lhe ter perdoado. Estou ciente que parece estranho, mas Deus tem uma forma diferente de trabalhar que muitas vezes é incompreensível para nós, meros humanos.
Não devemos provocar a dor, pois dessa forma seria masoquismo, mas devemos aceita-la quando ela vier, e principalmente recebê-la com amor, acreditando que a sua presença purificará alguma imperfeição.
Buscar a santidade deve estar acima de tudo, sendo prioridade em nossa vida. Da mesma forma que Cristo sofreu na cruz por amor a nós, saibamos padecer as dores que nos purificam para assim provar a Nosso Senhor Jesus Cristo que estamos dispostos a derramar a sangue se for preciso para entrar em seu Reino.
Senhor jesus purifica mim derrama seu sangui preciosa em mim e em minha familia amém