Sempre iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, mas qual é o significado desse dia e a sua importância?
No Domingo de Ramos recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pela multidão ” Bendito é aquele que vem em nome do Senhor”. Enquanto Jesus passava, o povo O acolhia abanando seu ramos de palmeira e oliveira.
O Messias que o povo tanto esperava, era um Messias político, um libertador social, porém Jesus aparece montado em um jumentinho, contrariando a falsa ilusão criada pelas pessoas, pois essa ação demonstrava pequenez terrena, logo que era um sinal de pobreza. Embora confusos por essa atitude de Jesus, o povo O acolhia com grande festa, abanando os ramos e jogando seus mantos no caminho de Cristo, para que Ele passasse por cima.
Embora acolhido com enorme alegria, Jesus não permite-se ser iludido, pois conhece o coração dos homens e sabe que estes que o acolheram com tanto júbilo, serão os mesmos que o condenarão a morte
Desta forma inicia-se a Semana Santa, misturando os gritos de Hosana e os clamores da Paixão de Cristo!
O significado dos ramos e o sentido da procissão
Os ramos significam vitória, fazem nos lembrar que somos batizados, servos de Cristo, defensores da fé Católica. Os ramos santos mostram que estamos unidos a Cristo na luta contra o mundo, para a salvação das almas.
E o sentido da Procissão de Ramos, é lembrar-nos que somos peregrinos neste mundo, que nosso lugar não é na terra e sim junto a Cristo no Paraíso. Que essa vida terrena é apenas uma passagem, que logo terminará, por isso devemos usar dela como uma preparação para a Vida Eterna que logo virá.