O objetivo do Anjo da Guarda não se resume a proteger o ser humano que lhe foi designado dos ataques malignos e mundanos, mas também tem com missão levar a alma de seu protegido para o Paraíso.
Embora ainda sejam vistos como pequenas criaturas, os anjos são seres enormes de grandioso poder, são verdadeiros soldados de Cristo e que estão designados por Deus para nos auxiliar em nossa caminhada rumo à santidade.
Entretanto nosso anjo não está conosco somente em nossa vida terrena, mas também acompanha-nos até o último julgamento, momento em que será definido o destino da nossa alma, se passaremos a eternidade no céu ou no inferno.
Nosso anjo irá nos preparar e nos consolar para que cheguemos com confiança no julgamento e com sua intercessão ficará esperando pela sentença final.
O resultado da sentença é o que determinará o rumo que o anjo tomará, se a alma julgada escolher entrar no Paraíso, ele se juntará a ela para louvar eternamente a Deus, se ela optar pelo purgatório, o anjo continuará a sua tarefa de levar a alma para o céu, intercedendo junto a Deus por sua salvação. Mas se alma for para o inferno, nada mais o anjo pode fazer a não ser louvar a Deus por sua justiça.
Dessa forma não devemos somente fazer uso, mas também agradecer a ser celestial, que permanece o tempo todo conosco até o momento da morte.