Possuir uma relação de amizade com alguém que te auxilie na busca busca pela santidade é essencial em nossa vida espiritual, porém tem ser tornado cada vez mais escasso, quase uma raridade, encontrar pessoas, que trazem essa mentalidade de renunciar os prazeres mundanos para buscar uma vida santa.
Uns dos principais motivos que tem gerado esse distanciamento entre as pessoas e Deus é o conflito de razões que existe dentro da sociedade, onde cada um quer expor ideias, julgando-as como corretas e não ouvindo mais o que a Santa Igreja ensina, ou seja, o egoísmo que consome a população, plantado pelo mundo, vem destruído não somente os ensinamentos da Igreja, mas a vida social das pessoas que ainda desejam ter uma verdadeira amizade, firmada em Cristo.
Entretanto por mais difícil que seja é possível encontrar pessoas que relutam a essa ideia que o mundo prega sobre alguns direitos sociais, obviamente aqueles que são totalmente contrários aos ensinamentos de Deus e encontram um refúgio dentro da Santa Igreja Católica para ficar bem longe da podridão das ideologias mundanas.
E dessa forma como fugitivos das heresias, encontram-se aqueles que desejam a santidade, os mesmos que foram perdidos pelo o mundo são encontrados por Deus, sendo moldados para tornarem-se soldados da verdade e assim em meio a uma guerra espiritual nascem as verdadeiras amizades, onde a malícia não planta suas raízes e o ódio não deixa suas marcas. Um amor que é incompreendido pelo mundo e que não pode ser desfeito, pois Deus é o alicerce desse relacionamento.
Embora ter um amigo fiel seja algo maravilhoso é preciso se ter cuidado com os os malefícios que essa relação pode trazer, pois o apego às pessoas é uma das circunstâncias usadas pelo inimigo para nos afastar do caminho de Deus. Não entenda-me mal, a amizade não é algo ruim, ao contrário é algo belo e trás muitos benefícios, tanto que Jesus nos alerta para amarmos o próximo da mesma forma que nos amamos, porém ele também nos adverte que esse amor não deve prevalecer a aquele que devemos ter por Deus, pois esse deve ser único e exclusivo para Ele.
Por natureza o ser humano gosta de dialogar e isso é algo muito importante e saudável dentro de um relacionamento, porém é preciso também valorizar o silêncio, pois muitas vezes é nesse momento que Deus usa para falar conosco.
Outro cuidado que deve ser policiado, e talvez o mais perigoso, são as conversações frívolas. Normalmente é nesse tipo de comunicação que mais cometemos pecados verbais, São Cura d’Ars nos alerta em um de seus sermões que a nossa boca muitas vezes não passa de um tubo que vomita palavras infernais, e isso é realmente o que acontece nesses momentos, pois por descuido deixamos escapar alguma palavra que ofende não somente ao nosso ouvinte, mas também a Deus.
Para finalizar, aconselho que preze por uma amizade santa. Se a pessoa que te chama de amigo não agrega nenhum valor em sua busca pela santidade, deixa-a partir, não permita que ela te roube de Deus. Obviamente deve amá-la e continuar a rezar pela salvação desta pobre alma, porém não deves deixar que esta interfira em seu propósito de ter uma vida firmada no amor de Cristo.