Para aqueles que decidiram seguir verdadeiramente a Cristo, buscar a felicidade nesta terra, não é alternativa, pois as promessas que nos são reveladas por Jesus no Evangelho são bem claras “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” (Lc 9, 23).
O senhor não cria uma ilusão para nos chamar, simplesmente convida-nos já revelando o que irá acontecer após o nosso consentimento, ao dizer carregue a sua cruz. Nesse momento Jesus nos promete uma vida de tribulações, apertos, angústias, aumento de dores e abundância de tentações aqui na terra, logo que esse é o caminho, no qual Ele percorreu. Entretanto também nos revela que após o término desta vida terrena, passando pelos mesmos tormentos, do qual se sujeitou, seremos recompensados com a entrada em seu Reino, onde descansaremos em seus braços.
São Paulo nos revela isso, em sua carta aos Romanos “Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.” (Rom 18, 8). Perceba meus irmãos, que São Paulo fala-nos em Glórias Futuras, ou seja, não adianta buscar a recompensa antes do prazo, Santo Agostinho nos alerta “A felicidade é preciosa, mas não está aqui”. Sendo assim não percamos tempo buscando algo que é inexistente.
Me perguntarias, “Então devo eu viver triste?” Respondo-te “Não!” Deus não quer que sejamos tristes, mas ao contrário, deseja ardentemente que vivamos alegremente esta vida. O que Ele realmente não quer é que depositemos a nossa esperança de felicidade nas coisas terrenas, que nos agarremos a elas sem querer soltá-las depois, pois o mundo é assim mesmo vai nos oferecer milhares de paixões vazias, com intuito de nos prender a ele e fazer com que percamos o Verdadeiro Amor.
Por isso Santo Agostinho nos diz “As riquezas que julgas cheias de delicias, mais cheias estão de perigos”, pois no momento que começamos a buscar as coisas do mundo, os prazeres que ele tem para nos oferecer, estamos desfrutando de coisas perigosas para a nossa alma, logo que a leva para a condenação eterna.
Desta forma, nos é necessário sempre buscar a felicidade em Deus, ou seja, buscar os seus traços em tudo o que é terreno, alegrar-se com tudo o que vem para lhe santificar, porque agindo assim será recompensado com as Glórias futuras que Deus está lhe preparando.