As verdades que nos ensina Jesus Cristo no Santo Evangelho é de suma importância para nós, pois somente através delas é que alcançaremos a Vida Eterna, ou seja, a doutrina que o Senhor nos transmite é a chave para entrar no céu.
Jesus é a Palavra viva de Deus, o Verbo Incarnado, por isso não podemos de modo algum questionar o que Ele nos ensina, pois todas as suas palavras são verdadeiras, todos os seus ensinamentos são irrefutáveis, cabe somente a nós aprender com eles e viver o que nos é ensinado.
Ciente de ser algo indispensável a nós, Jesus se propõe a ajudar-nos a crer na veracidade das suas palavras, pois conhece a fraqueza da nossa fé, por isso através de milagres prova-nos o quão são verdadeiros e importantes seus ensinamentos para nossa salvação.
Cito um trecho do Evangelho, onde Jesus de fato comprova a veracidade da sua Doutrina:
“Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: “Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?”. Respondeu-lhes Jesus: “Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres…”. (Mt 11, 2-5)
Perceba que neste trecho Jesus prova a sua autenticidade através de seus prodígios. E se aprofundarmos mais encontraremos vários trechos como esse em que o Senhor tem de provar para o povo incrédulo a veracidade da sua doutrina.
Cristo deseja salvar a todos
Mesmo sendo um Mestre, Jesus não fazias pregações esperando ser recompensado com glórias terrenas, tudo o que desejava é que o povo o compreendesse e se convertesse, desta forma os seus ensinamentos visavam atingir o coração de todos, desde os mais simples até aos mais sábios.
E para que isso acontecesse usava de uma linguagem simples, adaptando-se a mentalidade e ás necessidades daquela época, para expor as verdades mais sublimes. Cito o exemplo do poço, onde Jesus usa de algo comum para anunciar o seu ensinamento sobre a graça.
Outro ponto interessante sobre a doutrina de Jesus era a forma com que Ele trabalhava, sendo um mestre esperava-se que as pessoas viriam até Ele para escutar os seus fundamentos, entretanto acontece o inverso é Jesus que sai ao encontro das almas perdidas, indo a todos os lugares desde as sinagogas até as verdejantes encostas dos montes.
Finalizando esse artigo, complemento qual foi o resultado desta doutrina. Como naquele ditado popular em que dizia que nem Jesus agradou a todos, realmente foi isso que aconteceu. Formaram-se dois grupos distintos ao redor de Jesus, no primeiro conjunto estavam as pessoas de reto e sincero coração, que acolhiam o que o Senhor pregava e colocavam em prática, porém no outro grupo estavam aqueles que tinha um coração soberbo e obstinado, que não deram valor ao que pregava o Mestre de suas vidas.