Hoje comemoramos a Anunciação do Nosso Senhor Jesus Cristo, também conhecido como a Anunciação da Virgem Maria. Buscarei neste artigo explicar um pouco sobre a grandiosidade deste dia.
Primeiramente, como o próprio nome já diz, a Anunciação é a visitação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora, anunciando-lhe que Ela seria a Mãe do Salvador. Por essa definição já seria o bastante para rendermos a nossa gratidão a Deus, comemorando com grande alegria o grande milagre que aconteceu neste momento, logo que um Mensageiro Divino vem a terra anunciando a uma virgem que ela seria mãe, sem ter relação com homem algum e como se isso já não fosse o suficiente para ser considerado uma grande dádiva de Deus, o Menino que nasceria dela era simplesmente o próprio Filho de Deus.
Oh que momento extraordinário! Um arcanjo anuncia a uma simples aldeã de Nazaré, que ela seria a mãe Deus, que dela veria a salvação do mundo, e mesmo sendo escolhida para feito tão grandioso, Maria não se engrandece, mas exalta o Senhor, reconhecendo a sua pequenez diante da grandiosidade de Deus. E agindo assim aceita o planos de Deus, mesmo sem compreender o porquê fora escolhida.
Dessa maneira devemos meditar muito sobre esse acontecimento, principalmente no dia de hoje, pois não é somente um dialogo sobrenatural, mas neste momento um Deus Todo Poderoso, anuncia através do anjo que Ele está vindo ao mundo, despojando-se da sua Glória, assumindo a natureza humana, somente para salvar seus filhos da perdição.
Assim afirma o Papa São Leão Magno: “A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade.”
Também podemos analisar neste ocorrido, a grande humildade de Deus e da Virgem Maria, logo que por ser o Criador de tudo, Jesus poderia vir como um rei, mas sujeitou-se a ser o mais miserável dos pobres, e ainda esperou pelo consentimento de um frágil ser humano para poder vir a terra, mesmo não dependendo de tal aceitação. E Nossa Senhora poderia engrandecer-se por ser a Mãe de Deus, entretanto ocultou-se dos olhos dos homens, silenciou a sua voz, para que seu Filho fosse o único a ser enxergado.
Então neste dia a Igreja, não somente comemora-se a Anunciação, que por si só já é um grande marco na história, mas também celebra o faça-se de Maria, que na sua extraordinária humildade submete-se cegamente aos planos de Deus.